Maranhão recebe mais de 200 mil doses entre Pfizer e CoronaVac
A previsão é que estas doses comecem a ser distribuídas a partir da próxima quarta-feira (1).
O Maranhão recebeu nessa quinta-feira (26), nova remessa de vacinas contra a Covid-19. Chegaram ao Estado 113.000 doses da Pfizer e 90.090 doses da CoronaVac, ambas destinadas ao público de 30 a 34 anos.
As doses foram levadas para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos do Maranhão (CEADI-MA), onde serão submetidas à nova conferência para envio aos municípios, dando prosseguimento à campanha contra a doença no estado.
“A remessa da Pfizer terá como destino a aplicação da primeira e da segunda dose. Já a CoronaVac é voltada para o público que ainda não tomou nenhuma dose da vacina. Lembrando que quem ainda não recebeu a sua segunda dose precisa estar atento ao que consta no cartão de vacinação para que não perca a data agendada de forma que, ao completar o esquema de imunização, fique plenamente protegido contra a doença”, disse a superintendente de Epidemiologia e Controle de Doenças da SES, Tayara Pereira.
A previsão é que estas doses comecem a ser distribuídas a partir da próxima quarta-feira (1), seguindo a logística e envio elaborada pelo Governo do Estado. Para a distribuição, são utilizados helicópteros do Centro Tático Aéreo (CTA), da Polícia Militar; além de um avião e vans refrigeradas.
Com o quantitativo desta quinta-feira, o Maranhão totaliza 7.004.800 doses recebidas, sendo 2.047.480 doses da CoronaVac, 3.436.950 doses da AstraZeneca, 1.407.470 doses da Pfizer e 112.900 doses da Janssen.
Distribuição
Na remessa da última semana, o Maranhão recebeu 95.940 doses da vacina Pfizer e 113.100 doses da CoronaVac, que começaram a ser distribuídas nesta semana.
Os municípios da região metropolitana já receberam os imunizantes e, nesta quinta-feira (26), as vacinas foram levadas às regionais de saúde de Santa Inês, Açailândia, Bacabal, Codó, Presidente Dutra, São João dos Patos, Timon, Caxias e Pedreiras.