COVID-19 NO MARANHÃO

Internações de covid-19 diminuem e número de casos aumentam em 24h

Os leitos de UTI, que já chegaram a ultrapassar os 90% de ocupação, estão em 79,92%%; e os leitos clínicos, da média de 75%, caíram para 68,51% na Grande Ilha

Foto: Reprodução

Durante as últimas semanas o cenário dos números de Covid-19 no estado apontou queda no número de leitos ocupados, novos casos e óbitos. Nos últimos 3 dias foram registrados, segundo o Painel Covid do Governo do Estado, queda, tanto em novos casos, quanto no número de óbitos. Mas do dia 12 para o dia 13 de julho, o número de casos passou de 312 para 1.018 no estado, ou 226% de aumento: 167 registrados na Grande Ilha (São Luís, São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa), 38 em Imperatriz e 813 nos demais municípios do estado.

Embora o número de internações por Covid-19 e número de óbitos tenham caído, especialistas recomendam que continuem sendo mantidos os cuidados com higiene e prevenção contra o vírus, uso de máscara e distanciamento social, pois a taxa de transmissão ainda continua em alta.

“Há 3 semanas temos redução lenta, porém consistente das internações pela COVID-19 no estado. Isso já reflete em parte a vacinação, mas também há um certo esgotamento de suscetíveis, pois muitas pessoas já foram infectadas. Entretanto, infelizmente a transmissão ainda continua elevada” disse Antônio Augusto Moura da Silva, médico epidemiologista, professor do Departamento de Saúde Pública e do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva Universidade Federal do Maranhão

Os leitos de UTI, que já chegaram a ultrapassar os 90% de ocupação, estão em 79,92%%; e os leitos clínicos, da média de 75%, caíram para 68,51% de taxa de ocupação na Grande Ilha. Nas demais regiões do estado, a taxa de ocupação de leitos de UTI está em 58,29%, e de leitos clínicos, 51,99%, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde (SES).

Até o dia 13, o Maranhão chegou a 327.112 casos confirmados de Covid-19 e 9.353 mortes pela doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Ainda segundo a SES, dos 18 óbitos registrados, quatro aconteceram nas últimas 24 horas. Os demais foram registrados em dias e/ou semanas anteriores, e aguardavam o resultado do exame laboratorial para Covid-19.

As novas mortes notificadas na terça (13) foram registradas nas cidades de Alto Alegre do Pindaré (1), Itaipava do Grajaú (1), Lago da Pedra (1), Paço do Lumiar (1), Poção de Pedras (1), Serrano do Maranhão (1), Sítio Novo (1), Trizidela do Vale (1), Codó (2), São Luís (3) e Coroatá (5). Os óbitos no estado diminuíram. Passaram de 10 no dia 10, para 5 no dia 11 e também no dia 12 de julho.

“O cenário é de queda lenta, com persistência de níveis altos de transmissão. As hospitalizações e mortes também estão em queda. O mais provável é que a queda continue e a transmissão vá diminuindo à medida em que a vacinação for se ampliando. Entretanto, se houver a invasão ou surgimento de nova variante novos aumentos podem ocorrer”, alerta o médico Antônio Augusto Moura da Silva.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias