SEXTOU

Dia do lixo: saiba como não arruinar a dieta no fim de semana

Veja como funciona e como evitar que esse dia se torne um tiro no pé.

Foto: pixabay

A sexta-feira chegou e o que deseja é descansar e saborear aquele fast food que passou a semana inteiro desejando e guardou sua vontade para o dia do lixo. Conseguiu se imaginar nesta cena? Calma, você não foi exceção à regra.

Muita gente aguarda com ansiedade pelo “dia do lixo” (ou dia livre), um momento escolhido para comer à vontade e sem restrições por quem segue uma dieta rigorosa ou que está tentando mudar os hábitos de uma vez por todas e eliminar a barriguinha.

Contudo, apesar da alternativa ser considerada atraente, é preciso tomar alguns cuidados para que a estratégia de comer tudo o que quiser em um dia não se torne um tiro no pé.

“A pessoa acaba gerando grandes expectativas em torno desse momento, o que, em alguns casos, leva à perda de controle e, consequentemente, a uma compulsão alimentar, colocando toda a dieta a perder. Sem contar que esse excesso pode trazer danos não apenas no ganho de peso como também pode gerar retenção de líquidos e alterações intestinais. O que compromete o bom funcionamento do organismo”, alerta a nutricionista Katia Souza.

Mas afinal, como não arruinar a dieta no dia do lixo?

O ideal é propor não um dia inteiro livre, mas refeições pontuais. “Escolha apenas uma refeição daquele dia. Mas lembre-se: quem está no início de uma reeducação alimentar e ainda tem um longo processo a seguir, o ‘day off’ pode ser perigoso, uma vez que a pessoa acaba criando muitas expectativas em torno dessa folga e, às vezes, come em excesso, o que, depois, gera uma frustração que não contribui para o tratamento”.

Próxima »1 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias