VACINAÇÃO EM FOCO

MPMA discute a regularização do plano de imunização nos municípios do Maranhão

Segundo o órgão, faltam no sistema o registro da aplicação de 600 mil doses já distribuídas aos 217 municípios maranhenses

Reprodução

O Ministério Público do Maranhão (MPMA) irá expedir uma recomendação conjunta até a próxima semana aos munícipios maranhenses concedendo um prazo até quinta-feira (03) para regularizações da vacinação e da alimentação dos dados do sistema do Ministério da Saúde.

A decisão foi tomada nesta sexta-feira (28) em uma reunião realizada na Procuradoria Geral de Justiça e discutiu a aceleração do plano de imunização nos municípios do estado e o correto preenchimento dos dados no sistema do Ministério da Saúde.

Segundo MPMA, faltam no sistema o registro da aplicação de 600 mil doses já distribuídas aos 217 municípios maranhenses e o órgão questiona se as doses ainda não foram aplicadas ou se os municípios não realizaram a inserção correta das informações no sistema.

“Nós queremos ter a certeza de que essas vacinas estão sendo aplicadas. Se os dados não mudarem até o fim do prazo estipulado, nós vamos ter que tomar medidas judiciais contra os gestores responsáveis pela aplicação”, alertou o procurador-geral de justiça, Eduardo Nicolau.

O percentual mínimo considerado regular é de 80% de aplicação das doses por município. Ao todo, 37 municípios maranhenses estão com a vacinação abaixo deste índice. Além disso, o aumento do contágio da Covid-19 em São Luís e a consequente alta da ocupação dos leitos de hospitais no Maranhão foi outro motivador da decisão.

 

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias