COVID-19

As Grávidas e puérperas se vacinam com Pfizer em São Luís

A secretaria explicou que foi possível a inclusão de todos esses grupos para receber o imunizante após o município receber 31.500 doses da vacina Pfizer.

Foto: Reprodução

Durante essa quarta-feira (12) em São Luís, com suspensão da aplicação da vacina AstraZeneca em grávidas e puérperas por orientação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), este público-alvo será vacinado com a vacina Pfizer. Esta informação é da Secretaria Municipal de Saúde (Semus).

Segundo a Semus, também serão vacinados os seguintes públicos-alvo com a vacina Pfizer:

  • Gestantes e puérperas com comorbidades;
  • Gestantes e puérperas sem comorbidades;
  • Pessoas com síndrome de Down, pacientes renais crônicos e outras pessoas com comorbidades a partir de 30 anos.

A secretaria explicou que foi possível a inclusão de todos esses grupos para receber o imunizante após o município receber 31.500 doses da vacina Pfizer. Do total, 4 mil já estão sendo utilizadas no Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, na capital. De acordo com a Semus, o resto das doses será repassada de forma gradativa ao município pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A Semus reforçou que a vacinação de gestantes e puérperas com comorbidades com a vacina AstraZeneca vai continuar suspensa na capital, São Luís.

Confira os locais para vacinação de grávidas

Gestantes e puéperas com e sem comorbidades

Local: Centro Municipal de Vacinação, no Multicenter Sebrae, em São Luís. Horário: 8h às 18h. Pela manha vacinam nascidos entre janeiro e junho e pela tarde nascidos entre julho a dezembro. Documentos: documento oficial com foto, comprovante de residência e laudo ou relatório médico que comprove a comorbidade (o documento ficará retido).

Gestantes e puérperas com comorbidades

Locais: IEMA Rio Anil (Antigo Cintra) e Maternidade de Alta Complexidade do Maranhão (Antiga Marly Sarney) em São Luís. Horário: 8h às 16h; Documentos: RG, Cartão do SUS, Carteira de Vacinação e Cartão Gestante.

Vacinação na capital

De acordo com o calendário que foi divulgado pela Prefeitura de São Luís e pelo Governo do Maranhão nesta quarta-feira (12), estão sendo vacinados contra a Covid-19 os seguintes públicos-alvo em São Luís:

  • Pessoas a partir de 18 anos com síndrome de Down, gestantes e puérperas com comorbidades e pacientes renais crônicos (diáliticos);
  • Pessoas a partir de 30 anos que sejam gestantes e puérperas e não tenham comorbidades;
  • Pessoas a partir de 30 anos que tenham comorbidades conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI);
  • Rodoviários (motoristas e cobradores) e agentes de limpeza com 40 anos ou mais de São Luís;
  • Idosos a partir de 60 anos que perderam a data da 1ª dose da vacina;
  • Profissionais da rede de Educação estadual e federal com 25 anos ou mais;
  • 2ª dose para profissionais das forças de salvamento e segurança do Estado;
  • Pessoas entre 20 a 29 anos que atuam nas forças de salvamento e segurança do Estado e perderam a chamada para a 1ª dose.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias