INFLUENZA

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira no Maranhão

A vacinação contra a gripe é importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis.

(Foto: A.Baêta)

A Campanha Nacional contra Gripe (Influenza) começa nesta segunda-feira (12) e segue até o dia 9 de junho em todo o Maranhão. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde (SES), a meta é vacinar 2.393.971 pessoas que fazem parte do público-alvo.

O Ministério da Saúde diz que a vacinação contra a gripe é importante para a proteção dos grupos mais vulneráveis, prevenindo o surgimento de complicações ocasionadas pela doença, óbitos e internações.

Locais de vacinação

As dose da vacina podem ser tomadas em Unidades Básicas de Saúde (UBS) situadas nos municípios maranhenses.

Etapas e público-alvo

  • 12 de abril a 10 de maio (1ª etapa): crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, povos indígenas e trabalhadores da saúde.
  • 11 de maio a 8 de junho (2ª etapa): idosos com 60 anos ou mais, professores de escolas pública e privadas;
  • 9 de junho a 9 de julho (3ª etapa): pessoas portadoras de comorbidades, deficientes, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário passageiro urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade.

O ministério da Saúde não recomenda a aplicação da vacina da gripe e Covid-19 simultaneamente. A orientação é que as pessoas que fazem parte do grupo prioritário tomem primeiro a vacina contra a Covid-19 e depois a vacina contra a gripe, respeitando o intervalo de 14 dias entre elas.

Para se manter bem informado sobre o Maranhão acesse oimparcial.com. Siga, também as nossas redes sociais, Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook. Tem alguma denúncia para fazer? Entre em contato por meio do nosso WhatsApp (98) 99120-9898.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias