DIA MUNDIAL DA SAÚDE

Hábitos saudáveis em tempos de pandemia

O conceito de saúde da OMS é bastante criticado por alguns estudiosos, pois é um padrão bastante difícil de ser alcançado

Reprodução

Nunca uma palavra foi tão pronunciada: saúde. Em tempos de pandemia, onde o mundo está envolto desde o ano passado com milhares de vidas perdidas para a Covid-19, internações, medicamentos, vacinas… ter saúde nunca foi algo tão desejado. Saúde física, mental ou espiritual, se você tem, sinta-se um abençoado. Hoje, dia 7 de abril, quarta-feira, é comemorado o Dia Mundial da Saúde.

A ansiedade pode ser, de fato, um dos grandes problemas da sociedade atual e impactar na saúde física também. Especialistas evidenciam que esses impactos possam conduzir a mudanças prejudiciais no comportamento alimentar, como o aumento desnecessário na frequência de lanches, a fim de preencher o tempo ocioso, e a escolha preferencial por alimentos à base de farinhas refinadas ou açúcares, já que os mesmos são capazes de estimular a produção de hormônios do bem-estar e aplacar momentaneamente o estresse.

Para a médica e clínica geral do Hapvida Saúde, Aparecida Quintanilha, “os hábitos saudáveis garantem um bom funcionamento de todos os órgãos do corpo humano garantindo qualidade de vida no que diz respeito à disposição física, melhor desempenho de suas atividades e melhora da saúde mental”.

Os hábitos saudáveis garantem um bom funcionamento de todos os órgãos do corpo humano, garantindo qualidade de vida no que diz respeito à disposição física, melhor desempenho de suas atividades e melhora da saúde mental.

Este ano a campanha do Dia Mundial da Saúde é para construir um mundo mais justo e saudável e conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida. De acordo com o conceito definido pela OMS “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

O conceito de saúde da OMS é bastante criticado por alguns estudiosos, pois é um padrão bastante difícil de ser alcançado. É por isso que alguns autores consideram um indivíduo saudável simplesmente quando ele não apresenta doenças. Entretanto, é bastante complicado considerar uma pessoa como saudável se ela não apresenta qualidade de vida e não vive em um ambiente harmonioso.

De acordo com Aparecida Quintanilha, para se manter saudável nos dias de hoje, especialmente garantindo uma imunidade prevenindo contra um vírus que está circulando em todo lugar, é preciso uma alimentação balanceada contendo menos carboidratos e gorduras em geral e mais rica em frutas, verduras legumes e carnes brancas. “Além disso, praticar atividade física pelo menos 3 vezes na semana por no mínimo 40 minutos, ingestão de água 2 a 3 litros por dia. Ar puro – respiração profunda em torno de 3 vezes ao dia, lazer pelo menos 2 vezes na semana, sono reparador 7h a 8h”, orienta a médica.

Além disso, praticar atividade física pelo menos 3 vezes na semana por no mínimo 40 minutos, ingestão de água 2 a 3 litros por dia. Ar puro – respiração profunda em torno de 3 vezes ao dia, lazer pelo menos 2 vezes na semana, sono reparador 7h a 8h.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias