O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão Dr. Dário Itapary Nicolau (Hemomar) celebra, nesta segunda-feira (15), às 9h, o Dia Mundial do Doador de Sangue. Integrante da rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e gerenciado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), o órgão preparou uma programação especial que une as festividades juninas ao clima da Copa do Mundo para atrair o público.
Para recepcionar os voluntários, haverá uma barraca com comidas típicas maranhenses disponível para todos os candidatos à doação. Além dos quitutes juninos da recepção, quem efetivar a doação de sangue receberá um lanche reforçado e exclusivo após o procedimento. A abertura do evento também contará com a animação e o repertório musical da Banda do Exército.
Campanha “Craques da Doação”
Aproveitando o clima de Copa do Mundo, o Hemomar lança também nesta segunda-feira (15) a campanha Craques da Doação, que se estenderá até o final do torneio mundial de futebol. O objetivo é convocar a população para entrar em campo e conscientizar sobre a importância da doação voluntária e regular.
O estoque contínuo de sangue é fundamental para garantir o atendimento seguro de pacientes das redes pública e privada de saúde em todo o estado.
A hemorrede do Maranhão — composta pelo Hemomar e seus Hemonúcleos — necessita constantemente de bolsas de todos os tipos sanguíneos. A demanda permanece alta durante todo o ano para suprir:
- Atendimentos de urgência e emergência;
- Cirurgias de média e alta complexidade;
- Tratamentos oncológicos e de doenças hematológicas;
- Transplantes e suporte a vítimas de acidentes;
- Pacientes crônicos que necessitam de transfusões contínuas.
Vale destacar o impacto coletivo do gesto: cada bolsa de sangue coletada pode salvar até quatro vidas. O material é fracionado em diferentes hemocomponentes, como concentrado de hemácias, plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado (essencial para conter hemorragias graves).
Quer receber as da sua cidade, do Maranhão, Brasil e Mundo na palma da sua mão? notícias Clique e fique por dentro de tudo! para acessar o Grupo de Notícias do O Imparcial AQUI
Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos: