DIA MUNDIAL DA VOZ

Dia da Voz: Como manter a saúde vocal

O principal objetivo dessa data é contribuir para que as pessoas se conscientizem sobre os cuidados e a importância da voz.

A voz humana resulta da vibração das pregas vocais situadas na laringe, provocada pela passagem do ar vindo dos pulmões. (Foto: Reprodução)

A saúde vocal deve estar entre os principais cuidados no dia a dia, a voz é uma das características que mais diferenciam as pessoas. Locutores, radialistas, cantores, dubladores, professores e artistas de um modo geral podem ser reconhecidos somente pela voz.

O Dia Mundial da Voz, ou Dia da Voz, é celebrado neste dia 16 de abril. O principal objetivo dessa data é contribuir para que as pessoas se conscientizem sobre os cuidados e a importância da voz. Além disso, a data é marcada por campanhas de combate e prevenção às doenças que podem causar alterações na voz e fala, a exemplo do câncer de laringe e da faringe.

De acordo com estimativa do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 7.650 novos casos de câncer de laringe (6.470 em homens e 1.180 em mulheres). Esses valores correspondem a um risco estimado de 6,20 casos a cada 100 mil homens e 1,06 casos a cada 100 mil mulheres. Esse tipo de câncer, geralmente, apresenta os primeiros sintomas nas cordas vocais.

Além de prestar atenção nas características da voz, é importante perceber mudanças que podem sinalizar a presença de doenças como problemas de refluxo gastresofágico um câncer de laringe que afeta a identidade vocal. O alerta é feito pela fonoaudióloga Mirella dos Santos.

“Nós devemos ficar atentos aos sinais e características proporcionadas pela nossa voz, como rouquidão, ardência, falhas e cansaço para falar e sem motivo aparente, além de infecções de garganta. Caso a rouquidão não passe após 15 dias, deve-se procurar um profissional fonoaudiólogo “, explicou.

Cuidados com a voz

Diversos profissionais utilizam a voz como instrumento de trabalho. Por isso é necessário tomar alguns cuidados. A fonoaudióloga Mirella dos Santos, dá algumas dicas de como se deve cuidar da voz:

  • Beba bastante água (em temperatura ambiente) enquanto estiver falando, em pequenos goles;
  • Tente não gritar, se for falar em público, opte sempre pelo microfone;
  • Evite tossir ou pigarrear, respire profundamente pelo nariz e engula a saliva várias vezes ou beba água;
  • Evite usar sprays, pastilhas e dropes que possuem efeito anestésico, isso pode mascarar os sintomas de alguma doença e permitir o abuso vocal.
  • Evite falar em ambientes ruidosos ou com música em volume alto para não “competir” com o barulho.
  • Não fumar, pois a fumaça é altamente irritante, principalmente para as pregas vocais.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias