IMUNIZAÇÃO

São Luís aplicou 91% das vacinas recebidas

Das 88.712 doses recebidas pelo município de São Luís até o dia 16 de março, 81.402 foram aplicadas no público alvo do plano de vacinação da capital maranhense

(Foto: Divulgação)

Prefeitura de São Luís já aplicou 58.641 vacinas em primeira dose contra a Covid-19 e 22.761 pessoas foram imunizadas em segunda dose. No total, 81.402 doses foram aplicadas desde o início da campanha, no dia 19 de janeiro deste ano.

De acordo com o Painel da Transparência Covid-19, do Governo do Estado, São Luís recebeu 88.712 doses até o dia 16 de março, dando uma cobertura vacinal de 91%.

Nesta quinta-feira,18, a Secretaria Municipal de Saúde continua vacinando os profissionais de saúde na faixa etária de 25 a 29 anos, nascidos em outubro, novembro e dezembro. A vacinação ocorre no Centro Municipal de Vacinação (Multicenter Sebrae Cohafuma) ou no Drive Thru (UFMA), das 8h às 17h. Profissional dele levar sua carteira do conselho e o documento de identificação, como RG.

De acordo com a Prefeitura, as datas para atendimento de novos públicos serão informadas assim que o executivo municipal receber novas doses. “Quanto às vacinas no estoque, a Semus reforça que deve receber nova remessa de imunizantes nos próximos dias e a atualização depende de quantas doses serão repassadas pelo governo do Maranhão. Atualmente, as vacinas estão destinadas a idosos e profissionais de saúde, obedecendo a critérios específicos”.

Das cidades maranhenses, 6 ainda não atingiram o percentual de 70% de cobertura exigido no decreto do governo do estado do Maranhão, publicado no último dia 12. São elas:  São Pedro da Água Branca, Araioses, Magalhães de Almeida, Pedreiras, Buriti Bravo e Santa Luzia do Paruá.

Mais vacinas

Na manhã de ontem o governador Flávio Dino anunciou a assinatura de contrato para a compra da vacina russa Sputnik pelo governo do Maranhão, O contrato com o Fundo Soberano Russo (RDIF) autoriza a aquisição de 4,582 milhões de doses da vacina.

Ele afirmou que o Maranhão reitera o compromisso com o Plano Nacional de Imunização (PNI), nos termos da lei. “Estamos enviando contrato hoje para a empresa russa. Expectativa é conclusão da compra e início das entregas em abril.

“Hoje assinei o contrato para compra de vacinas Sputnik V, relativo ao estado do Maranhão, por conta dessa compra que foi efetuada em parceria com outros estados. Isso é muito mais do que já recebemos até o presente momento. Temos a expectativa que a fornecedora irá assinar o contrato entre hoje e amanhã. O Governo do Maranhão está ofertando essas vacinas ao PNI, porque isso é o que a lei manda. Ou seja, se o Ministério quiser assumir essas compras, como fez com o Instituto Butantan, nós reconhecemos essa precedência. Não queremos confusão, queremos colaboração”, disse o governador Flávio.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias