SAÚDE

Saiba como agir ao encontrar um caramujo africano

No período de chuvas o aparecimento desses moluscos tende a aumentar e por isso é preciso tomar alguns cuidados

Reprodução

O caramujo africano  é uma espécie de molusco terrestre tropical, originário do leste e nordeste do continente africano. O Caramujo Africano foi considerado uma das cem piores espécies invasoras do mundo, causando sérios danos tanto para o meio ambiente quanto para a saúde pública. No período de chuvas o aparecimento desses moluscos tende a aumentar e por isso é preciso tomar alguns cuidados.

O molusco participa do ciclo de transmissão de um tipo de meningite que acontece por via oral: através da ingestão do animal cru, mal cozido ou de seu muco, bem como ingestão de hortaliças e verduras contaminadas pelo muco de caramujos infectados. Por isso, é necessário a lavagem dos vegetais, uma colher de sopa de água sanitária em um litro de água durante 30 minutos já é suficiente.

A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), foi informada sobre ocorrências de caramujos africanos na capital maranhense e ocorrem sazonalmente junto ao período de chuvas e são, em algumas ocasiões, confundidos com o caracol brasileiro.

O caramujo africano, por não se tratar de uma espécie da nossa fauna, sua eliminação implica em desequilíbrio ecológico e impacto na fauna nacional, portanto, é necessário que seja feita essa identificação para que ocorra a eliminação da espécie exótica nociva. A concha do africano é mais alongada e pontiaguda, além de possuir coloração mais escura, possui mais giros e borda afiada e cortante, diferentemente do caracol brasileiro.

Recomendações

Segue abaixo os procedimentos indicados à população como forma de controle dos caramujos africanos:

  1. Diferencie os caramujos nativos dos caramujos africanos;
  2. Faça coleta com as mãos bem protegidas com luvas ou sacos plásticos;
  3. Coloque o molusco em um balde contendo uma das misturas a seguir: – – 1litro de água sanitária para 3 litros de água ou; – 1 quilo de cal ou sal grosso juntamente com 6 litros de água.
  1. Deixe os caramujos imersos por um período de 24h para garantir sua morte;
  2. Quebre as conchas para evitar criadouro do mosquito da dengue Aedes aegypti;
  3. Descarte no lixo comum.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias