SAÚDE

Dia Mundial de Combate ao Câncer: médica explica o que é a doença e como se prevenir

A data tem como objetivo educar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a doença e as formas de prevenção

Reprodução

O Dia Mundial de Combate ao Câncer, comemorado em 4 de fevereiro, é um projeto global organizado pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e com apoio da Organização Mundial da Saúde (OMS). Criada em 2000, por meio da Carta de Paris, a data simbólica tem como objetivo educar, conscientizar e mobilizar as pessoas sobre a doença e as formas de prevenção.

Todos os anos, o câncer mata milhões de pessoas ao redor do mundo. No Brasil, a mais recente projeção do Instituto Nacional do Cãncer (Inca) indica que até o ano de 2022 cerca 625 mil brasileiros poderão desenvolver a doença. Números assustadores mas que, segundo os especialistas, podem ser justificados por um conjunto de fatores, tais como a alimentação, estilo de vida etc.

O Imparcial conversou a Dra. Danielle Maya, diretora e médica do Hospital Aldenora Bello, referência no tratamento oncológico aqui no Maranhão, para tirar dúvidas e esclarecer verdades e mentiras sobre essa doença ainda tão misteriosa.

O que é o câncer?

O câncer, também conhecido como neoplasia maligna, é um grupo de doenças que envolvem o crescimento celular anormal, com potencial para invadir e espalhar-se para outras partes do corpo, além do local original. São células que sofrem alterações e se multiplicam desordenadamente.

Que fatores podem resultar no desenvolvimento de um câncer?

O câncer não tem uma causa única. Há diversas causas externas (presentes no meio ambiente) e internas (do próprio individuo – causando mutação genética). Os fatores podem interagir de diversas formas, dando início ao surgimento do câncer. Entre 80% e 90% dos casos de câncer estão associados a causas externas. As mudanças provocadas no meio ambiente pelo próprio homem, os hábitos e o estilo de vida podem aumentar o risco de diferentes tipos de câncer. Portanto, é preciso evitar que essas mutações aconteçam, e isso é feito por meio da adoção de bons hábitos, os quais vão garantir o equilíbrio do organismo e o ambiente adequado para as células saudáveis se manterem vivas.

Quais o tipos mais comuns?

O câncer de pele não melanoma é o mais comum na população geral. Entre os homens, os tipos de câncer mais comuns são próstata (31,7%), pulmão (8,7%) e colorretal (8,1%). Nas mulheres os tumores mais comuns são de mama (29,5%), colorretal (9,4%) e colo do útero (8,1%).

Qual a importância de um diagnóstico precoce?

Quanto mais precoce o diagnóstico, maior a chance de cura.

O câncer é contagioso?

Não, não é contagioso.

O câncer pode ser hereditário?

Sim, há tipos de câncer hereditários.

Especialistas acreditam que cerca de 10% dos tipos de câncer são oriundos de alterações hereditárias. O câncer que é causado por essas alterações é conhecido como câncer esporádico. A estimativa é 90% de todos os cânceres sejam esporádicos.

Que indicações/conselhos você daria a um paciente para auxiliar na prevenção da doença?

Estilo de vida saudável: alimentação, comportamento e exercícios. Consulta médica regular.

De acordo com o Inca, manter a caderneta de vacinação em dia, principalmente contra a Hepatite B e HPV, é também uma forma de prevenção.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias