PLANO DE VACINAÇÃO

Quando vou tomar a vacina contra a covid?

O Ministério da Saúde abriu a campanha de distribuição de vacinas contra coronavírus. mas não informou quando os outros grupos e população em geral vai receber as doses

Foto: Reprodução

Com a chegada da vacina contra a Covid-19 e consequentemente o início do Plano Nacional de Vacinação por governos e prefeituras é um grande alívio para a população.

Mas uma dúvida ainda paira no ar: quando será a vez de cada cidadão tomar a sua dose da vacina?

A previsão inicial era que a imunização nos estados começasse na última quarta-feira (20), mas na manhã da segunda-feira, os governadores chegaram a um acordo para adiantar esse prazo para terça-feira (19).

Na cerimônia de entrega das vacinas, porém, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, mudou novamente o prazo e disse que com a chegada das vacinas nos estados até 14h a imunização poderia começar no mesmo dia, e assim foi.

No Maranhão, as primeiras cinco doses da vacina foram aplicadas na noite da última segunda-feira (18), no momento em que os imunizantes chegaram na capital maranhense. Na manhã da terça-feira foi iniciada a distribuição para as 217 cidades do interior. Também na manhã da terça, a Prefeitura de São Luís deu a largada para a vacinação na capital.

O plano inicial do ministério previa quatro fases de vacinação. Com a mudança para três fases, a Secretaria atualizou o documento distrital. Assim, os públicos prioritários serão:

Tabela 1ª etapa da vacinação

1ª fase

  • Trabalhadores de saúde
  • Pessoas de 75 anos ou mais
  • Pessoas de 60 anos ou mais em asilos
  • População em situação de ruaPopulação indígena, povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas.

2º fase

  • Idosos de 60 a 74 ano

3ª fase

Pessoas com diabetes mellitus; hipertensão arterial grave; doença pulmonar obstrutiva crônica; doença renal; doenças cardiovasculares e cerebrovasculares; indivíduos transplantados de órgão sólido; anemia falciforme; câncer; e obesidade grave, com Índice de Massa Corporal igual ou maior que 40 (IMC≥40).

4ª fase

O Ministério da Saúde alterou o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19 e retirou a quarta fase que incluía professores e agentes de segurança pública na primeira etapa de vacinação. Com isso, todas as secretarias estaduais de Saúde que seguirão as diretrizes nacionais em relação ao tema passaram a acatar as mudanças do MS.

1ª etapa: quantidade de pessoas beneficiadas

O Ministério afirmou que as vacinas disponíveis até o momento — todas vindas do Instituto Butantan — serão distribuídas para todas as regiões do país.

Confira quantos indivíduos as receberão:

Norte: 337.332
Nordeste: 683.924
Sudeste: 1.202.090
Sul: 357.821
Centro-Oeste: 273.393

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias