COVID-19

Crianças com idade de 0 a 9 anos apresentam crescimento no número de casos com Covid-19

Em crianças os sintomas continuam aparecendo de forma mais leve

© REUTERS/Thomas Peter/Direitos Reservados

Na manhã desta terça-feira (25), durante coletiva de imprensa, o Secretário de Estado da Saúde (SES) Carlos Lula, divulgou o resultado dos testes sorológicos que foram realizados no Maranhão.

De acordo com o secretário, um número alarmante é o da quantidade de crianças entre 0 e 9 anos, que já foram infectadas pela doença no estado, mesmo que nelas os sintomas apareçam de forma mais leve.

“Elas se descaram muito e são possiveis transmissores. Podende ter transmitido inclusive para a população mais velha”, disse Carlos Lula

Durante a coletiva também foi divulgado o resultado geral do estudo sorológico, onde foi apresentado que 40,04% da população maranhense teve contato com o novo coronavírus.

O estudo sorológico teve como objetivo, estimar o percentual da população maranhense que já apresenta anticorpos contra o novo coronavírus, e também ter uma porcentagem de pessoas com teste positivo que apresentaram ou não infecção, no caso de assintomáticos. O resultado foi semelhante entre homens e mulheres, que participaram da pesquisa e não teve variação de faixa de idade.

A pesquisa teve início no dia 27 de julho e se estendeu até o dia 7 de agosto. 

Taxa de letalidade

O estudo evidenciou ainda que as ações de enfretamento a Covid-19 impactaram na baixa letalidade, já que mais de 2,8 milhões maranhenses foram infectados pela doença.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, mesmo com parte da população apresentando anticorpos contra a Covid-19, o resultado do estudo não indica imunidade coletiva.

“Nesta fase já não se pode falar em imunidade de rebanho. Já temos conhecimento de um caso em Hong Kong de reinfecção, também soubemos de situações semelhantes na Bélgica e na Holanda. Devemos ter cuidados com esses casos de reinfecção, não quer dizer que haverá reinfecção de todos os casos, mas é possível, por isso não poderemos nos descuidar sobre as medidas de prevenção, distanciamento social, uso de máscaras”, disse o secretário.

O professor titular do Departamento de Saúde Pública da Universidade Federal do
Maranhão (UFMA) e coordenador geral do Inquérito Sorológico, Antônio Augusto
Moura da Silva, enfatizou que a taxa de letalidade registrada no Maranhão foi mais
baixa que a maioria dos estudos realizados no mundo.

“Para calcularmos a letalidade corretamente, o numerador precisa ser o número de
óbitos e o denominador precisa ser o número de infecções e a gente só consegue
estimar isso, com o estudo populacional de soro prevalência. Calculamos pelo
número de óbitos que ocorreram até o dia 8 de agosto, último dia de coleta da
pesquisa. A taxa foi de um óbito para cada mil infectados e se levarmos em conta o
atraso de noticação e o sub registro essa letalidade vai ser no máximo 2 a cada mil.
E continua sendo uma das mais baixas do mundo”
, avaliou.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (24), mostrou que o Maranhão já registrou 144.895 casos confirmados e 3.365 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h foram registrados 495 novos casos e 13 mortes pela doença.

De acordo com o boletim, o interior do estado é onde está o maior número de novos casos registrados com 402, a ilha de São Luís registrou 84 e Imperatriz 9.

Dos mais de 144 mil casos, 8.064 estão ativos. Desses, 7.575 estão em isolamento social, 295 internados em enfermaria e 194 em leitos de UTI.

Centros de testagem em São Luís

Quem apresentar sintomas de Covid-19, deve procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas no Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagy. Para os profissionais da área da saúde e segurança pública os atendimentos ocorrem no Viva da Beira-Mar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias