SAÚDE

Estudo sorológico aponta que mais 40% da população maranhense contraiu a Covid-19

Nos próximos 45 dias deve ser realizado uma segunda fase dos testes

Reprodução

Na manhã desta terça-feira (25), durante coletiva de imprensa, o Secretário de Estado da Saúde (SES) Carlos Lula, divulgou o resultado dos testes sorológicos que foram realizados no Maranhão.

De acordo com o estudo, cerca de 40,4% da população maranhense foi diagnosticado com a soroprevalência do novo coronavírus. A taxa já é a maior reportada do que em outras áreas do Brasil. Ao todo foram realizadas 3.289 coletas, e dessas 3.156 foram analisadas.

O estudo sorológico teve como objetivo, estimar o percentual da população maranhense que já apresenta anticorpos contra o novo coronavírus, e também ter uma porcentagem de pessoas com teste positivo que apresentaram ou não infecção, no caso de assintomáticos. O resultado foi semelhante entre homens e mulheres, que participaram da pesquisa e não teve variação de faixa de idade.

A pesquisa teve início no dia 27 de julho e se estendeu até o dia 7 de agosto. Ele se dividiu em quatro etapas. A primeira englobou os quatro municípios da Grande Ilha, onde 1.432.529 habitantes fizeram parte da pesquisa. Na segunda, 122 municípios participaram, tendo 1.516.205 habitantes pesquisados. Já na terceira fase, a pesquisa foi realizada em 85 municípios e contou com a participação de 3.193.525 habitantes. A quarta e última fase, foi realizada em seis municípios maranhenses onde 932.922 pessoas participaram do estudo.

Foi realizado um trabalho de campo dividido da seguinte forma: foram mobilizadas equipes para realizar as entrevistas e técnicos para realizar a coleta de sangue. De acordo com o Chefe do Setor da Biologia Molecular do Laboratório Central do Estado, Lídio Gonçalves, no estudo também foi utilizado um aplicativo que deu ainda mais praticidade na realização do estudo.

O aplicativo foi importante porque em tempo real, todos os entrevistadores forneciam os dados para um banco dados online”, disse Lídio Gonçalves.

Ainda durante coletiva, o professor e coordenador geral do estudo sorológico, Antônio Augusto Silva, apontou as dificuldades em conseguir ser realizada a coleta de sangue, informando que em alguns locais do estado, não foi possível realizar a coleta por conta da rejeição da população.

Coronavírus no Maranhão

De acordo com o último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), nesta segunda-feira (24), mostrou que o Maranhão já registrou 144.895 casos confirmados e 3.365 mortes por coronavírus. Nas últimas 24h foram registrados 495 novos casos e 13 mortes pela doença.

De acordo com o boletim, o interior do estado é onde está o maior número de novos casos registrados com 402, a ilha de São Luís registrou 84 e Imperatriz 9.

Dos mais de 144 mil casos, 8.064 estão ativos. Desses, 7.575 estão em isolamento social, 295 internados em enfermaria e 194 em leitos de UTI.

Centros de testagem em São Luís

Quem apresentar sintomas de Covid-19, deve procurar o Centro de Testagem da Policlínica Diamante e as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), localizadas no Vinhais, Itaqui-Bacanga, Cidade Operária e Araçagy. Para os profissionais da área da saúde e segurança pública os atendimentos ocorrem no Viva da Beira-Mar.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias