SAÚDE

Pacientes recuperados da covid-19 podem apresentar problemas cardíacos

Estudos mostram como o Sars-CoV-2 pode afetar o funcionamento do coração a longo prazo. Em um deles, 78% dos pacientes tiveram músculo do órgão comprometido

Reprodução

A medida que os cientistas conhecem melhor a covid-19, mais identificam sinais de que algumas complicações desencadeadas por essa doença podem provocar danos persistentes ao organismo. Duas pesquisas desenvolvidas na Alemanha e divulgadas ontem reforçaram essas suspeitas. Um dos estudos revelou que indivíduos infectados pelo Sars-CoV-2 apresentaram inflamação no tecido cardíaco meses após a recuperação. O outro trabalho confirmou a presença do vírus no miocárdio (parede cardíaca) em pessoas que faleceram em decorrência da enfermidade. As duas investigações foram publicadas na revista especializada Jama Cardiology.

No primeiro estudo, os pesquisadores contaram com a participação de 100 pacientes, que foram submetidos a exames de ressonância magnética periodicamente. Por meio da tecnologia, os investigadores comprovaram que a maior parte dos analisados sofreu danos no músculo cardíaco mesmo 71 dias após terem se recuperado da covid-19. “Nossas análises revelaram comprometimento cardíaco em 78 pacientes (78%) e inflamação miocárdica em andamento em 60 pacientes (60%), independentemente de condições preexistentes, gravidade e curso geral da doença”, detalham os autores no trabalho, liderado por Valentina O. Puntmann, do Hospital Universitário de Frankfurt.

Os pesquisadores destacam que os dados obtidos servem de alerta para a possibilidade de danos mais graves à saúde cardíaca em pacientes infectados pelo Sars-CoV-2. “Embora os efeitos a longo prazo dessas alterações na saúde que foram vistas no estudo ainda não tenham sido estudados, sabemos que esse tipo de anormalidade pode agravar cardiomiopatias inflamatórias (…) Essas descobertas indicam a necessidade de investigação contínua das consequências cardiovasculares a longo prazo da covid-19”, enfatizam os autores.

Lázaro Fernandes de Miranda, cardiologista do Hospital Santa Lúcia, em Brasília, e conselheiro da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), destaca que a pesquisa aprofunda informações já percebidas por profissionais da área. “Algumas pesquisas haviam apontado para o efeito da covid-19 no tecido cardíaco, e esse trabalho reforça essa questão com dados bastante sólidos. A ressonância magnética é um dos recursos mais sensíveis para fazer essa análise, mais que o eletrocardiograma e a tomografia cardíaca, por exemplo, apontando, assim, com veracidade, que essas alterações podem ocorrer”, explica.

Segundo o médico, os efeitos provocados pela covid-19 no músculo cardíaco, inclusive após a recuperação da doença, podem ser desencadeados devido a uma reação do sistema imune. “Mesmo quando essa pessoa se cura, podem ficar resquícios do patógeno, e isso faz com que o sistema de defesa continue agindo contra ele e gere essa inflamação”, explica.

Em um segundo estudo, cientistas analisaram autópsias de 39 pacientes que faleceram com covid-19 e constataram a presença do patógeno no tecido cardíaco em 60% dos casos. “O genoma viral estava presente no tecido do miocárdio em uma parcela considerável do grupo analisado. E esses dados estão de acordo com trabalhos anteriores que mostraram como os receptores de Sars-CoV-2 são expressos nas células do miocárdio”, detalham, no artigo, os cientistas liderados por Diana Lindner, pesquisadora do Departamento de Cardiologia e área vascular do Centro Universitário do Coração, na Alemanha.Para Lázaro Miranda,  o trabalho também contribui ao aprofundar o entendimento sobre danos no coração causados pelo novo coronavírus. 

São inflamações do músculo do coração, o miocárdio, que o enfraquecem e atrapalham o bombeamento do sangue. Existem quatro tipos: a dilatada, que expande o tecido e atinge pessoas de 20 a 60 anos; a restritiva, quando o músculo cardíaco se torna duro e rígido; a cardiomiopatia hipertrófica, que se caracteriza pelo espessamento das paredes do coração; e a arritmogênica do ventrículo. Esse último é raro e ocorre quando o tecido do músculo cardíaco é substituído por um tecido cicatrizado, afetando os sinais elétricos do coração.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias