CORONAVÍRUS

Número de infectados com covid-19 pode ser até 7 vezes maior que os notificados, diz especialista

Considerando esses sub-registros, São Luís já teria mais de 103 mil casos de coronavírus

REUTERS/Amanda Perobelli

O Maranhão está em uma situação estável da pandemia do coronavírus. Porém, segundo o professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e médico epidemiologista, Antônio Augusto Moura Silva, essa situação é muito variável e depende das medidas de contenção que estão sendo tomadas agora.

Segundo estudos do Grupo de Modelagem Covid-19 da UFMA, o número de casos no Maranhão pode ser até 7 vezes maior que o notificado. Considerando esses sub-registros, São Luís já teria mais de 103 mil casos de infectados com o covid-19.

Leia também:

Divulgação: UFMA

Dados da Secretária de Estado da Saúde (SES) informam que o estado já contabiliza mais de 104 mil casos confirmados e 2.608 óbitos pela doença. O número reprodutivo efetivo (Rt), que calcula a taxa de transmissão do vírus, voltou a crescer e já está em 1.

Número de casos

Reprodução: Antônio Augusto Moura Silva

Ainda de acordo com o epidemiologista, o Maranhão tem um grande número de variação de casos, por conta da testagem de pessoas suspeitas. O estado faz em média, 2 testes por pessoa contaminada. O médico revela que é uma quantidade muito baixa, pois acaba trazendo uma visão muito restrita sobre a quantidade real de pessoas infectadas.

Imunidade pós contágio

Segundo o médico, existem muitas discussões sobre a imunidade das pessoas depois de serem contagiadas com o covid-19. É quase unânime que essas pessoas realmente ficam imunes, porém a questão atual é por quanto tempo essa imunidade fica no corpo. Na grande maioria dos outros coronavírus já estudados, a imunidade dura entre 6 meses e 1 ano.

Essa imunidade pode ser um fator para frear a pandemia, porém, como o período dela é pequeno, pode resultar na volta do contágio pela doença. Mas, também há estudos que dizem que além da imunidade, outros anticorpos podem estar entrando em ação.

Situação atual de acordo com o boletim

Segundo informações do boletim epidemiológico, divulgado nesta quinta-feira (16), pela Secretária de Saúde do Maranhão (SES), o estado tem 104.126 casos confirmados de coronavírus e 2.608 óbitos. Nas últimas 24h, foram notificadas 36 novas mortes e 1.657 casos de Covid-19. O interior do estado contabilizou 1.526 novos casos, Imperatriz registrou 19 e a Ilha de São Luís teve 112.

Também segundo o boletim, dos mais de 104 mil casos confirmados, 14.459 ainda estão ativos. Desses, 13.823 estão em isolamento domiciliar, 349 internados em enfermaria e 287 em leitos de UTI.

O estado já contabiliza 87.059 pessoas recuperados do coronavírus. Ao todo, já foram realizados 222.241 testes.

De acordo com informações da SES, os 36 novos óbitos registrados, aconteceram nas seguintes cidades: Paço do Lumiar (1), Vitória do Mearim (1), Santa Rita (1), Governador Nunes Freire (1), Chapadinha (1), Matões (1), Olinda Nova do Maranhão (1), Santo Amaro (1), Santa Inês (1), Colinas (1), Balsas (1), Santa Quitéria (1), Caxias (2), Pedreiras (2), São José de Ribamar (2), Arari (2) e São Luís (16).

Dos novos óbitos registrados no estado, nenhum aconteceu nas últimas 24h. Todos são de dias e/ou semanas anteriores que aguardavam o resultado do exame laboratorial para Covid-19.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias