SAÚDE

Planos de saúde são obrigados a cobrir teste de Covid-19

A Resolução Normativa 458, de 2020, que inclui os exames laboratoriais, foi publicada hoje no Diário Oficial da União

Foto: © Reuters/Ueslei Marcelino/Direitos Reservados

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu nesta segunda-feira (29) incluir, no rol de procedimentos obrigatórios a serem atendidos por planos de saúde,  o teste sorológico para o novo coronavírus. A Resolução Normativa 458, de 2020, que inclui os exames laboratoriais, foi publicada hoje no Diário Oficial da União.

Assim, o exame pode ser feito sem custo extra, contando que haja requisição feita por um médico. As pesquisas de anticorpos IgA, IgC ou IgM serão obrigatórias para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado alguns quadros clínicos. A mudança era ensaiada desde março pelo Ministério da Saúde.

O teste sorológico só é indicado após o oitavo dia de início dos sintomas pelo fato da produção de anticorpos no organismo levar alguns dias para ser detectada pelo exame. A agência alerta que o “teste sorológico é de uso profissional e sua execução requer o cumprimento de protocolos e diretrizes técnicas de controle, rastreabilidade e registros das autoridades de saúde”.

Testes para Covid-19

Existe atualmente no mercado uma série de testes disponíveis para diagnóstico da COVID-19. Saiba quais são eles:

RT-PCR

RT-PCR (do inglês reverse-transcriptase polymerase chain reaction), é considerado o padrão-ouro no diagnóstico da COVID-19, cuja confirmação é obtida através da detecção do RNA do SARS-CoV-2 na amostra analisada, preferencialmente obtida de raspado de nasofaringe.

Sorologia 

A sorologia, diferentemente da RT-PCR, verifica a resposta imunológica do corpo em relação ao vírus. Isso é feito a partir da detecção de anticorpos IgA, IgM e IgG em pessoas que foram expostas ao SARS-CoV-2. Nesse caso, o exame é realizado a partir da amostra de sangue do paciente.

Testes rápidos

Estão disponíveis no mercado dois tipos de testes rápidos: de antígeno (que detectam proteínas do na fase de atividade da infecção) e os de anticorpos (que identificam uma resposta imunológica do corpo em relação ao vírus). A vantagem desses testes seria a obtenção de resultados rápidos para a decisão da conduta.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias