BEM ESTAR

5 mitos e verdades sobre a menopausa

Especialistas afirmam que a menopausa não é doença e também não precisa ser encarada com sofrimento

A menopausa é um evento fisiológico e normal da vida de toda mulher referente a última menstruação, que geralmente acontece entre 45 e 55 anos, marcando o fim da fase reprodutiva. Isso significa que ela esgotou seu estoque de óvulos, que foram liberados desde a puberdade, mês a mês, ao longo de 30, 35 anos. O período que segue após a cessação da menstruação é chamado de climatério.

Parte das mulheres que passam pelo climatério relata algum dos seguintes situações: ondas de calor e sudorese noturna, alteração no padrão do sono, secura vaginal, diminuição da libido e sintomas depressivos como choro fácil, tristeza e desinteresse em fazer determinadas coisas.

Algumas pessoas encaram a menopausa como como um problema de saúde. No entanto, a verdade é que ela não é doença e também não precisa ser encarada com sofrimento.

Para esclarecer algumas dúvidas comuns em relação ao assunto, separamos 5 mitos e verdades sobre a menopausa. Confira:

A menopausa altera a aparência de pele, unha e cabelos

Verdade. A redução do estrogênio desestimula a produção de colágeno, a substância responsável pela elasticidade da pele. Por isso, os vasos sanguíneos ficam mais visíveis, surgem rugas mais aparentes e a pele em geral fica com aspecto mais fino. Esse mesmo motivo faz com que haja queda de cabelo e as unhas se tornem mais finas.

Próxima »1 / 5
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias