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SAÚDE

4 importantes alimentos para combater a anemia

Evite a anemia através de uma alimentação equilibrada, reforçada em ferro e vitaminas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a anemia como a condição na qual o conteúdo de hemoglobina no sangue está abaixo do normal como resultado da carência de um ou mais nutrientes essenciais. Também pode ser consequência da perda de sangue ou de diferentes doenças ou condições adquiridas ou hereditárias.

Os sintomas mais comuns quando se tem anemia são: fadiga, palidez, falta de ar, vertigem, tonturas ou batimento cardíaco acelerado. Crianças, gestantes, lactantes, meninas adolescentes e mulheres adultas em fase de reprodução são os grupos mais afetados pela doença. Na maioria dos casos, a anemia pode ser evitada com uma alimentação equilibrada, ou seja, que contenha ferro e vitaminas (vitamina B12 e folatos), além de outros nutrientes.

Por isso, separamos 4 importantes alimentos para combater a anemia:

Feijão

feijão é uma das melhores fontes vegetais de ferro, cuja ausência é uma das principais causas da anemia ferropriva. A maior parte dos feijões contém cerca de 5 mg de ferro a cada 100 g. Seja ele preto, carioca, rosa ou rajado, entre tantos outros, o feijão é uma fonte bem conhecida do nutriente. Além dele, outros alimentos ricos em ferro são as carnes, lentilhas, cereais fortificados com ferro, vegetais de folhas verdes escuras e frutas secas.

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