Pielonefrite aguda: Entenda a doença fez Ludmilla ser internada
A doença é muitas vezes causada por bactérias que sobem da bexiga para os rins
A cantora Ludmilla teve que ser internada em um hospital no Rio de Janeiro na última terça-feira (12), após sentir fortes dores abdominais. De acordo com informações divulgadas pela assessoria, a artista foi diagnosticada com pielonefrite aguda (um processo inflamatório no rim).
Em nota, a assessoria da cantora também informou que ela estava com pus nos órgãos excretores e com muita dor, mas que foi medicada, passa bem e tem quadro estável.
“Ludmilla foi medicada, está em observação e sem previsão de alta. Devido às atualizações de seu quadro, a live que a cantora faria no próximo sábado (16) está cancelada no momento e terá nova data divulgada assim que for possível”, concluiu.
O que é Pielonefrite aguda?
De acordo com a Ada Health, uma empresa multinacional de saúde criada por médicos, cientistas e especialistas, a pielonefrite aguda é uma infecção dos rins. A doença é muitas vezes causada por bactérias que sobem da bexiga para os rins. A pielonefrite afeta com mais frequência mulheres do que os homens.
Sintomas
Os sintomas mais comuns da pielonefrite aguda são: febre e dor lombar. Além disso, podem ser os sintomas da infecção urinária comum, como ardor ou dor ao fazer xixi, pressão ou dor no baixo ventre (abaixo da barriga), vontade de fazer xixi o tempo todo, mas ao ir ao banheiro quase não há o que urinar, xixi escuro, com sangue ou odor diferente, cansaço ou mal-estar.
Riscos
A doença pode afetar pessoas de todas as idades, embora atinja mais frequentemente mulheres de idade entre os 15 e 30 anos, bem como bebês e idosos. Algumas condições médicas que impedem o fluxo de urina através dos rins ou da bexiga aumentam o risco de infecções do trato urinário (por exemplo, aumento da próstata ou cálculos renais). Outros fatores de risco incluem o sistema imunológico enfraquecido, gravidez, o uso de cateteres urinários (tubos médicos que drenam a urina da bexiga) e diabetes.
Prevenção
Fazer tratamento para cistite (infecções da bexiga) pode ajudar a prevenir alguns casos de pielonefrite. Evitar os contraceptivos que usam espermicida também pode ser útil. Para as pessoas que sofrem de pielonefrite recorrente, antibióticos de longo tempo de ação podem ajudar a prevenir novos episódios.