CORONAVÍRUS

No Maranhão

868
53508
25120
1285
CORONAVÍRUS

Covid-19: Faz sentido usar máscara dentro de casa? O vírus está no ar? Saiba as respostas desses e de outros questionamentos

O Imparcial esclarece as dúvidas mais importantes em relação ao novo coronavírus

Foto: Reprodução

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitas dúvidas acabaram surgindo sobre quais as práticas corretas de combate à disseminação da covid-19 e também sobre o próprio vírus.

Leia também:

Pensando nisso, separamos os questionamentos mais importantes em relação à doença que devem ser esclarecidos nesse tempo de pandemia. Confira:

Alimentos que chegam da rua podem estar contaminados e quando ingerimos pegamos o vírus?

Não há nada que evidencie a contaminação por comida. A Autoridade Europeia de Segurança dos Alimentos (EFSA) avaliou o risco em outras epidemias de vírus parecidos com o novo coronavírus e não foi constatado contágio por alimento. No entanto,  o vírus pode ficar 24 horas na superfície de papelão, de acordo com o Instituto Nacional de Alergias e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. Assim, a transmissão pode ocorrer no contato com a embalagem, antes dessa ser higienizada. 

Por isso, é essencial ter um cuidado especial com os alimentos que acabaram de ser comprados. Em casa, descarte as sacolas e continue sem tocar o rosto. As frutas e os vegetais devem ser lavados com água e sabão. No caso daqueles alimentos que não puderem ser lavados, deve-se passar álcool gel 70% na embalagem e deixar secar naturalmente.

Faz sentido usar máscara dentro de casa ou para fazer exercícios?

Se dentro da sua casa tem: alguém contaminado, pessoas que estão cuidando dos doentes, sejam profissionais de saúde ou não, cuidadores de idosos e mães que estão amamentando, é essencial utilizar máscara.

Fora estes casos, não há regras para utilizá-la. No entanto, um recente estudo coordenado pela BMJ Global Health mostrou que usando máscara dentro de casa antes mesmo de ter algum parente infectado, essa atitude pode ser 79% efetiva para ajudar na prevenção da transmissão do coronavírus.

Em relação aos exercícios físicos, conforme aponta a agência governamental norte-americana Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC), se puder praticá-los dentro de casa, na varanda ou no quintal, então o ideal é que não saia. Porém, se isso não é possível e sente mesmo a necessidade de realizar algum tipo de atividade física, é indicado que tome algumas precauções adicionais como a utilização de máscara e permanecer sempre a cerca de quatro metros relativamente a outras pessoas. 

Há perigo em inspirar o ar porque o vírus está nele?

Embora um espirro ou tossida projetem gotículas de saliva contaminadas, elas quase imediatamente caem no chão. As que são pequenas o bastante para ficarem suspensas dificilmente entram em contato com você e sua roupa. Isso porque o ar não fica parado e as partículas projetadas são rapidamente diluídas na atmosfera.

Além disso, enquanto você se mexe, o ar ao seu redor se movimenta, afastando-as (questão de aerodinâmica) e a sobrevivência do vírus suspenso é em torno de meia hora.

Precisamos tirar o sapato dentro de casa quando chegamos da rua?

Especialistas afirmam que o ideal é que, quando possível, o calçado deve ser retirado na chegada em casa. A mesma recomendação vale para toda a roupa do corpo. Depois disso, deve-se e separar esses itens para lavar.

Em seguida, a orientação é que, além de higienizar as mãos, se tome um banho para que a limpeza do corpo seja completa. Assim, é possível prevenir eventuais secreções que tenham entrado em contato com a pessoa.

Como se prevenir contra a covid-19?

Especialistas afirmam que é o ideal é ficarmos a uma distância de pelo menos 2m uns dos outros e deixarmos todos os ambientes ventilados. Também devemos lavar com frequência as mãos com água corrente e sabão, principalmente após tocar em coisas que muita gente também toca, como maçanetas, corrimãos, etc. Usar álcool 70% também é importante.

Higienizar os objetos que usamos no dia a dia também deve ser uma prática adotada. No caso daqueles que não puderem ser lavados, porque estragam, deve-se passar álcool gel a 70% e deixar secar naturalmente.

As pessoas doentes devem ficar em isolamento e usar máscara o tempo todo. Quem tiver contato com elas também tem que usar máscara e ficar de quarentena. Ao tossir ou espirrar, a pessoa deve se afastar das outras, proteger a boca e o nariz com o cotovelo dobrado ou usar um lenço descartável que deverá ser imediatamente jogado no lixo. Não guarde no bolso lenço usado e lave as mãos em seguida.

Como ocorre a transmissão do coronavírus?

A transmissão do novo coronavírus ocorre pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.

A pessoa pode adquirir o coronavírus e não manifestar a doença?

Sim. Às vezes a pessoa pega um vírus e não fica doente. Mesmo assim, pode ser que ela passe o vírus para outra pessoa, que poderá ou não ficar doente.

Existe vacina para prevenção ao coronavírus?

Não. Várias universidades ao redor do mundo estão estudando sobre o coronavírus e em constante luta para encontrar uma vacina, mas até o momento não existe nenhuma. Vale lembrar que a vacina contra a gripe que as pessoas estão recebendo não protege contra o coronavírus.

VER COMENTÁRIOS
Concursos e Emprego
Notícia Boa
Checamos
Polícia
Gastronomia
Entretenimento e Cultura
Mais Notícias