COVID-19

Saúde mental dos profissionais da saúde é preocupante durante a pandemia

Pensando na saúde mental dos profissionais que estão à frente do combate à Covid-19, o Ministério da Saúde disponibilizará canal para tele consulta psicológica

Reprodução

No ano passado, dentre as 10 atividades econômicas que mais registraram acidentes de trabalho no Maranhão, as de atendimento hospitalar ficaram em primeiro lugar, com 215 casos, segundo dados da Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão (SRT-MA). Neste ano de 2020 os dados ainda não foram compilados por causa da pandemia do novo coronavírus, mas esses dados devem aumentar.

Segundo a Organização Mundial da Saúde – OMS, o percentual de trabalhadores da saúde afetados pela Covid-19 varia entre 8% e 10%. No estado, 297 profissionais da saúde testaram positivo para a doença, segundo dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Desses, 206 já estão recuperados e 7 faleceram por causa de complicações da doença.

A técnica de enfermagem Ana P. (nome fictício pois ela não quer se identificar), trabalha em uma unidade hospitalar e relata o medo diário de contrair o vírus. “A gente sai de casa pedindo a Deus para voltar saudável. Todo dia é uma guerra. Tem colegas meus que tem vontade de desistir e outros que precisam de ajuda psicológica”.

Pensando na saúde mental dos milhares de profissionais de saúde que estão à frente do combate à Covid-19, o Ministério da Saúde disponibilizará, entre maio e setembro, um canal para tele consulta psicológica para esses trabalhadores. A iniciativa é um reconhecimento da necessidade de apoio a esses profissionais que, pelo trabalho intenso, com riscos de contaminação elevados e enfrentando condições adversas, podem ter sintomas como ansiedade, depressão, irritabilidade, transtorno de estresse agudo e burnout, dentre outros.

O canal telefônico, que será divulgado em maio, será destinado aos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, fonoaudiólogos, nutricionistas, biomédicos e farmacêuticos envolvidos nos atendimentos de coronavírus, que se sentirem na condição de sofrimento psíquico. “Para os trabalhadores desse setor que sentem a pressão de lidar com a situação, este é um quadro típico para ele e os colegas. O estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que a pessoa não seja capaz de fazer o trabalho para qual foi designada. O seu bem-estar durante este momento é crucial para que ele possa manter sua saúde física também”, recomenda a psicóloga Tereza Cristina Santos.

O estresse e as sensações associadas com esse quadro não significam que a pessoa não seja capaz de fazer o trabalho

Fiscalização da situação do trabalhador

Este ano a preocupação da Campanha Nacional de Acidentes de Trabalho (Canpat 2020) é com a pandemia, seus efeitos, fiscalização, cuidados, atividades de prevenção, dentre outros aspectos, que serão conversados hoje, das 9h30 às 12h, em uma conferência no canal Youtube. É que hoje é o dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho e dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho. O Abril Verde reforça a necessidade de conscientização da sociedade em relação à importância da prevenção de doenças e da promoção de saúde.

Fiscalização
Enquanto isso, a Superintendência Regional do Trabalho no Maranhão fiscaliza e investiga a situação do trabalhador, especialmente nesse período. Segundo Paulo Lásaro de Carvalho Filho, Auditor-Fiscal do Trabalho, Chefe da Seção de Inspeção do Trabalho, em São Luís já foram feitas fiscalizações em supermercados, comércios atacadistas e farmácias. “O foco da Inspeção do Trabalho é orientar empregadores e empregados sobre os riscos e as medidas que devem ser adotadas para a prevenção e cuidados com a contaminação pelo coronavirus e sobre as normas trabalhistas editadas na MP 936/2020 que tratam da manutenção do emprego e da renda”, disse o Auditor.

Acidentes
A Previdência Social registra por ano cerca de 700 mil casos de acidentes e, segundo dados do Observatório Digital de Segurança e Saúde do Trabalho, o país chega a contabilizar uma morte por acidente em serviço a cada três horas e 40 minutos. Entre 2014 e 2018, foram registrados no país 1,8 milhão de afastamentos por acidente de trabalho e 6,2 mil mortes.

No Maranhão, no ano passado, foram 2.934 acidentes registrados. Desses, 2.176 típicos, 46 por doença, 712 no trajeto e 27 fatais. Dentre os municípios maranhense que mais registraram, estão: São Luís, com 1656; Imperatriz, com 248; e São José de Ribamar, com 127 casos. As profissões que mais se acidentaram foram: Técnico de enfermagem, 180; Servente de obras, 124; e Coletor de lixo domiciliar, 104. Os dados são resultantes das Comunicações de Acidentes de Trabalho – CAT, que os estabelecimentos fazem ao INSS.

Para atendimento sobre Segurança e Saúde no Trabalho, a SRT está atendendo pelo telefone (98) 98715-7156, ou pelo e-mail: atendimento.srtbma@mte.gov.br.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias