COVID-19 EM SÃO LUÍS

Viva Cidadão da Beira-Mar será novo ponto de testagem de coronavírus, diz Flávio Dino

O governador anunciou ainda que Imperatriz está recebendo novos leitos de UTI para o enfrentamento da doença

Reprodução

O governador Flávio Dino, disse, em entrevista a uma emissora de TV local no início da tarde de hoje (19), que, a partir desta segunda-feira (23), os postos de testagem do novo coronavírus serão ampliados no Maranhão. Um desses novos postos funcionará no Viva Cidadão da Beira-Mar, em São Luís.

Dino revelou também que serão realizados testes por todo o estado. “Atualmente a coleta é feita no Centro de Testagem no Pam Diamante, e, a partir de segunda-feira (23) será disponibilizado novo ponto de coleta na Beira-mar, em São Luís e nos hospitais regionais e macrorregionais, no interior do Maranhão”, disse o governador.

O governador anunciou ainda que, a exemplo de outras regiões e cidades, Imperatriz está recebendo novos leitos de UTI para o enfrentamento do coronavírus. “Estamos instalando em Imperatriz leitos de UTI específicos adicionais, além do que já temos no Hospital Macrorregional, para que tenhamos uma oferta exclusiva para coronavírus”, afirmou Dino.

“Neste momento, já temos leitos de UTI bloqueados, que não recebem nenhum paciente porque caso ocorra a doença, teremos esses leitos já para os casos mais graves, além das medidas profiláticas”, acrescentou.

Testes disponíveis

O Centro de Testagem localizado na Policlínica Diamante já ganhou destaque até mesmo na imprensa nacional, pelo fato de ser o primeiro no Brasil que funciona exclusivamente para serem feitos os testes dos casos suspeitos do novo coronavírus. Na última terça-feira (17), o Jornal Hoje, da TV Globo, mostrou uma matéria sobre o Centro de Testagem, implantado pelo Governo do Estado, que funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h.

Reprodução/TV Globo

Quanto à disponibilidade atual de testes no estado, o governador explicou que novos kits já estão sendo providenciados. “Nós temos tido uma média de 60 a 70 testes por dia. Estamos ampliando essa capacidade mediante a aquisição de novos kits, que já compramos na verdade, e novos equipamentos também. O Ministério da Saúde também está enviando kits” , afirma Flávio Dino.

Casos no Maranhão

O Maranhão, até o momento, ainda não possui nenhum caso confirmado do novo coronavírus (Covid-19). Entretanto, há 72 casos suspeitos, monitorados pela Secretaria de Estado da Saúde.

De acordo com a SES, desde o início do monitoramento, foram notificados 108 casos de possível infecção por coronavírus; 20 foram descartados por diagnóstico laboratorial; 16 casos foram excluídos após a investigação apontar que não atendiam os critérios de definição de caso suspeito de COVID-19.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias