MITOS OU VERDADES

Truques e dietas que prometem emagrecimento rápido funcionam?

Ano após ano, com a chegada do verão e do Carnaval, novas dietas surgem ou algumas mais conhecidas são resgatadas com a promessa de perda de peso rápida

As dietas mais famosas (Cetogênica, da proteína, do tipo sanguíneo, entre outras): quais realmente funcionam? Qual a sua opinião?

Divulgação

EM – Cada paciente é diferente. Existem aqueles que se dão muito bem com a cetogênica, porém outros que passam mal. A reação vai depender de como está sua saúde no momento. Mas nada tem bom resultado sozinho. O ideal é ter uma alimentação balanceada, aliada a exercícios físicos.

Tentativas

Divulgação

A dentista Yana Costa, 31 anos, se considera e é conhecida pelos amigos como uma pessoa bastante vaidosa. Ela conta que já tentou diversos tipos de dieta para perda de alguns quilos. “Geralmente depois do Natal penso em algo para diminuir o inchaço depois das festas, porém nenhuma das dietas que já tentei consegui terminar”, afirma.

A farmacêutica Tábata Maira, 31 anos, conta que fez a Cetogênica, começando pela Low Carb aliando com o jejum intermitente, pois queria perder peso muito rápido, mas também não se adaptou. “Fiz as dietas sem consultar um profissional da nutrição e meu corpo não se adaptou, durou umas duas semanas somente”, conta.

Já a corretora de imóveis, Sofia Menezes, 45 anos, conta que perdeu 10 quilos com a Dieta Cetogênica. “Aliava com exercícios físicos e consegui segui-la por 2 meses. Estava muito acima do peso e foi ótimo para depois mudar minha alimentação para algo mais saudável”, comemora.

A professora Marcella Dehara, 32 anos, relata que fez a dieta Dukan e se adaptou muito bem também. “Eu gostei. Ela nada mais é que uma mescla de dieta low carb, cetogenica, etc… mas tem um livro da experiência do médico que a criou e tem várias etapas, também tem um livro de receitas, usei todos. Em 2017 eu perdi 11 kg. Somente em 2019 que recuperei os quilos que perdi e ganhei mais. Fiquei com medo de continuar a dieta, porque tive problemas intestinais que se agravou com a dieta”

Marcella afirma ainda que resolveu fazer o contrário, ingerindo bastante carboidrato para resolver o problema, porém engordou novamente. Agora ela pretende fazer a reeducação alimentar e não seguir mais nenhuma dieta. “Acabei engordando porque tava no processo de escrita do mestrado e não tive tempo pra cuidar da alimentação. Esse ano quero fazer diferente. Apenas melhorar meus hábitos alimentares e ser menos sedentária. Já vi experiências de amigas que deram muito certo. Caso eu não consiga, um dia vou ter que fazer cirurgia. Mas antes vou consultar uma nutricionista”, conclui.

Por situações como estas que a nutricionista afirma que a dieta é algo individual. “Cada pessoa irá se adaptar com aquilo que seu organismo melhor se adaptar. Há, por exemplo, as controvérsias sobre a quantidade ideal de refeições por dia, mas vai de pessoa para pessoa. Existem pacientes meus que não conseguem fazer mais de 4 refeições por dia, a exemplo daquelas que não conseguem tomar café da manhã. Mas dieta sozinha não vai fazer efeito. Você pode fazer uma dieta e vai conseguir algum resultado, mas para obter um resultado eficaz, tem que ser aliado a uma atividade física”, pontua Emanuelle Marvão.

« Anterior6 / 6
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias