ATENÇÃO!

Saiba como se proteger do novo Coronavírus

Thread no Twitter de virologista carioca explicando como se proteger viralizou após confirmação do primeiro caso no Brasil

Reprodução

Após a confirmação pelo Ministério da Saúde do primeiro caso do novo coronavírus no Brasil, uma thread do virologista Rômulo Neris viralizou no Twitter, onde ele explica como se proteger do COVID-19.

Rômulo é mestre em Microbiologia e bacharel em Biofísica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, ele é doutorando no programa de Imunologia e Inflamação pela UFRJ e pesquisador na Universidade da Califórnia (UC Davis), pelo programa de bolsas de estudo da Fulbright.

O virologista explica os pontos e medidas a serem tomadas e por que elas são importantes nesse momento em que o novo coronavírus se espalha pelo mundo e tem o primeiro caso confirmado no Brasil.

Você pode conferir a Thread na íntegra no perfil do virologista:

Como evitar e se proteger (A thread):

  • O mais importante de tudo: NÃO ALIMENTE O PÂNICO! Este primeiro caso foi importado (uma pessoa veio de outro lugar já infectada) e isso não significa que temos uma epidemia em território nacional. Em casos de surto, a tendência ao pânico coletivo é altíssima. Isso pode significar desde a falta de recursos e insumos à venda pra quem realmente precisa.
  • LAVA A MÃO, IRMÃO! A gente fica esperando que a cura ou prevenção vai aparecer nos 45 do segundo tempo. Caô! Lavar as mãos com água e sabão ao entrar e sair de ambientes (públicos principalmente) é uma das maneiras mais eficientes pra diminuir os riscos de contaminação, sério! Se você tiver um álcool antisséptico, melhor ainda!
  • NÃO ESPIRRE NEM TUSSA NA CARA DO COLEGUINHA! Sério, espirro é nojento! Sem brincadeiras agora: Proteja seu rosto se você for espirrar! A OMS tem até um protocolo de como fazer isso de modo seguro! Dobre o braço e coloque nariz e boca dentro cotovelo dobrado!
  • NÃO METE A MÃO NA CARA, PARCEIRO! (Não colocar a mão no rosto, principalmente em áreas mais sensíveis a contaminação, como os olhos.)
  • Mantenha uma distância segura de pessoas que estão espirrando! A OMS recomenda 1 metro pelo menos! Isso pois se você estiver pertinho de alguém tossindo/espirrando, você pode acabar respirando as gotículas que ela libera!
  • NÃO ADIANTA COMPRAR QUALQUER MÁSCARA PRA SE PROTEGER! No desespero esgotaram estoques de máscaras em diversos países com casos. Mesmo máscaras cirúrgicas ou industriais, que podem ser bem eficientes em filtrar poeira, partículas e até bactérias, MAS NÃO SÃO EFICIENTES para barrar a entrada de vírus pelo ar! Nesse caso, a recomendada é a máscara respirador N95, que filtra até vírus!
  • SIGAM AS RECOMENDAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE! Se você não sabe inglês, relaxa! O ministério tem acesso aos dados, e como a notificação é compulsória, em breve devem haver vários boletins disponíveis! Além disso, levem ao pé da letra todas as recomendações feitas por entidades de saúde acreditadas! Elas são sensatas o suficiente pra te tornar seguro sem dar margem ao pânico! (Até mesmo o uso de máscaras, se for recomendado, será avisado por ele)!
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias