ESTADO DE ALERTA

Primeira morte por dengue hemorrágica é investigada em São Luís

Por falta de assistência básica, doença pode ter feito sua primeira vítima.

Reprodução

Maria Raimunda Sampaio Castro, de 52 anos, morreu no dia 6 de janeiro com suspeita de dengue hemorrágica. Os filhos afirmam que ela tinha ido duas vezes a unidade mista do Coroadinho, mas não recebeu a atenção necessária. Na terceira e última tentativa ela passou mal e veio a falecer.

Segundo os familiares, a unidade mista não deu a atenção necessária, liberando a vítima para casa mesmo apresentando sintomas de dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença.

Existe um protocolo de atendimento que impede que, quando apresentados os sintomas, o paciente não deve ser liberado para casa. A secretaria de Saúde do Maranhão investiga o caso, mas não se pronunciou sobre a falta de atendimento.

Com os dados fornecidos pela Secretaria, no ultimo ano, quatro pessoas morreram vítimas de dengue hemorrágico. Este pode ser o primeiro caso do ano de 2020.

O Ministério da Saúde já tinha incluído o estado do Maranhão na lista dos 11 estados que estão em alerta com surtos da doença. O motivo é um dos sorotipos pode atingir um número muito maior de pessoas dessa vez.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias