PREVENÇÃO

Coronavírus | O que você precisa saber sobre a nova infecção

Saiba quais são os sintomas, como ocorre a transmissão e como se prevenir do vírus que já contaminou mais de 610 pessoas ao redor do mundo

Reprodução

A suspeita de que o coronavírus tenha chegado ao Brasil, por meio de uma mulher que vinha de Xangai e desembarcou em Minas Gerais, no último sábado (18), acendeu um alerta na população. Com sintomas parecidos com a gripe, o vírus contaminou 610 pessoas ao redor do mundo. Até o momento, 25 mortes foram confirmadas na China.

O Ministério da Saúde disse que o caso da paciente internada em Minas Gerais não se enquadra nos padrões da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a infecção pelo coronavírus. De acordo com a pasta, a cidade de Xangai não tem transmissão ativa do vírus até o momento.

Os coronavírus recebem esse nome porque têm em sua membrana picos projetados que se assemelham à coroa do sol. Eles podem infectar animais e pessoas e causar doenças do trato respiratório, que vão desde o resfriado comum até condições mais graves.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), “os coronavírus (CoV) são uma grande família de vírus que causam doenças que variam do resfriado comum a doenças mais graves, como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS-CoV) e a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS-CoV)”. Eles podem ser transmitidos por animais e pessoas. 

Uma visualização microscópica do vírus SARS. É um tipo de coronavírus que tem aparência semelhante a uma coroa. Foto: 3D4MEDICAL
Próxima »1 / 4
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias