NOVEMBRO AZUL

Novembro Azul: Prevenção do Câncer de Próstata é dever de todos

O Novembro Azul é destinado a combater e reduzir casos de Câncer de Próstata, alertando para o fato de que a prevenção deve ser tarefa de todos os setores da sociedade – inclusive do empresariado, como no caso do Grupo Dimensão

Reprodução

Ter uma vida plena e saudável para desfrutar momentos felizes entre amigos e família é o objetivo de grande parte das pessoas. No entanto, a falta de atenção à prevenção de doenças pode ser um empecilho impetuoso neste propósito de vida, especialmente para a parcela masculina da população, que vive em média sete anos a menos que a feminina, de acordo com dados do Ministério da Saúde. E um dos motivos silenciosos para a magnitude deste índice é o câncer de próstata – a segunda principal causa de morte por câncer em homens, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Para combater este male que ceifa vidas, foi criada a campanha Novembro Azul, que faz deste mês um momento de conscientização e combate às doenças que mais atingem homens, em especial, o câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália, em 2003, e chegou ao Brasil através do Instituto Lado a Lado pela Vida – realizando, em 2014, mais de duas mil ações ao redor do país. Mas, para além das organizações focadas na prevenção de enfermidades, é dever de toda a sociedade combater a patologia e atentar para a saúde masculina.

Um dever de todos

Entre as instituições envolvidas com a causa, está parte do empresariado brasileiro, que trata a saúde de seus funcionários como fator essencial para a qualidade de vida e bem estar dos próprios trabalhadores e crescimento do país. É o caso do Grupo Dimensão, empresa fortemente atuante no Maranhão, que lançou no início do mês as ações do Novembro Azul e conta com efetivo composto em grande parte por homens.

O objetivo da campanha é dialogar com os homens que compõem o quadro de colaboradores da instituição para alertar sobre os perigos do câncer de próstata. Em uma das ocasiões da ação, cerca de 30 funcionários de um dos escritórios do grupo, localizado no Calhau, em São Luís, foram advertidos sobre os riscos da doença, além de receber informações e dados importantes sobre o tipo de tumor maligno em questão.

A intenção da Dimensão é que todas as empresas e obras ligadas ao grupo recebam a visita do presidente Antônio Barbosa, que mostra engajamento na missão de incentivar a prevenção entre os funcionários. “Em outubro, fizemos o mesmo trabalho com nossas colaboradoras, em novembro, vamos disseminar a cultura da prevenção entre os nossos colaboradores. Dessa vez, nossa missão é maior, porque temos que superar o preconceito dos homens em relação ao exame”, comenta Barbosa.

Prevenir é o melhor caminho

Dados do INCA estimam que sejam diagnosticados 66 novos casos a cada 100 mil homens ao ano, no Brasil, até 2019. Ainda segundo o instituto, um em cada nove homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida – sendo os mais velhos, com idade superior aos 65 anos, os mais afetados. A cada 41 homens, pelo menos um morrerá de câncer de próstata. No entanto, a boa notícia é que apesar de ser uma doença grave, a maioria dos homens diagnosticados não morrem por causa dela.

Os dados mostram a necessidade crescente de prevenção, e da desmitificação do preconceito que ronda a doença e os procedimentos para detecção do câncer – como o exame de toque retal, realizado para identificar anormalidades na próstata. A avaliação física, juntamente ao rastreamento com o antígeno prostático específico (PSA) no sangue, são imprescindíveis para detectar o tumor em fase inicial e, desta forma, aplicar o tratamento adequado nos pacientes.

Câncer de próstata

O câncer de próstata é um tipo de tumor maligno que ocorre na glândula localizada abaixo da bexiga e envolve a uretra, ligando o órgão ao orifício externo do pênis. As células se multiplicam mais velozmente que as células normais da próstata, invadindo os tecidos e atacando órgãos distantes. Quanto mais avançado o estado do câncer, maior a agressividade da doença.

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