Novembro Azul

Câncer de próstata tem maior taxa estimada no MA

Além de ser o tipo de câncer que mais afeta os homens em São Luís, esse tumor é o segundo mais frequente em homens no Brasil.

Reprodução

A campanha “Novembro Azul” é um alerta para os maranhenses. A conscientização e combate ao Câncer de Próstata é uma ação bastante relevante para o estado, tendo em vista que, desde o último ano, O INCA estima 1.220 novos casos somente no Maranhão.

A taxa estimada representa 46,71%, somente na capital, ou seja, é o tipo de câncer que mais afeta os homens em São Luís. Esse tumor é o segundo mais frequente em homens no Brasil, fica atrás apenas dos tumores de pele. Apesar de ser uma doença mais frequente após os 65 anos de idade, os casos a partir dos 50 anos de idade estão aumentando.

A medicina ainda não descobriu uma causa exata para o desenvolvimento da doença. Mas, fatores genéticos, hábitos alimentares ruins e o sedentarismo são fatores de alerta. Neal Shore, uro-oconlogista integrante da Sociedade Norte-americana de Oncologia Clínica e da Associação Norte-americana de Urologia, explica como estes fatores sãodecisivos tanto para a prevenção, quanto para o tratamento:

De maneira geral, não diria que há uma relação direta entre esse cenário e o aumento dos casos. O que temos comprovado no dia a dia é que pacientes com câncer de próstata que tiveram uma vida saudável até ficarem doentes, respondem melhor aos tratamentos. Eles podem melhorar a imunidade e de maneira geral são mais tolerantes à terapias quando seu estado geral de saúde é mantido por exercícios regulares, alimentação saudável, uma boa qualidade de sono e prevenção de stress. De fato, ter um estilo de vida saudável é bom para as pessoas que não estão doentes bem como para aqueles que podem enfrentar algum tipo de tratamento contra o câncer.

VER COMENTÁRIOS
MOSTRAR MAIS