CIDADES

Aumentam exames de mamografias após Outubro Rosa

Governo realiza 6.245 mil exames no mês de outubro

(Foto: Reprodução)

A Campanha Outubro Rosa de combate ao câncer de mama foi intensificada nestes quatro anos da gestão estadual, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e teve como resultado o aumento de mais de 2.000% de exames de mamografias. Os dados foram registrados no período de outubro de 2014 e outubro de 2018.

O Sistema de Informação de Câncer (Siscan) registrou, em outubro de 2014, 307 mamografias, já em outubro de 2018, 6.245 exames, contabilizando aumento em mais de 2.000% na realização de mamografias em todas as unidades estaduais.

Para o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, os números com provam o esforço da gestão para o combate ao câncer de mama no Maranhão. “A mamografia é um exame essencial de rastreio do câncer de mama. Reforçamos a rede de cuidados assistenciais na prevenção da doença. Paralelo a isso, ampliamos a oferta do exame
de mamografia na rede estadual como parte das ações do Outubro Rosa”, frisou.

O diretor clínico do Hospital de Câncer do Maranhão, unidade de referência no tratamento da doença no estado, Stênio Santos, atribui o aumento da oferta de mamografias ao investimento assistencial feito pelo Governo do Estado na prevenção e combate ao câncer de mama. “A quantidade de exames aumentou consideravelmente graças às campanhas que sempre fazemos para
conscientizar sobre a importância de fazer anualmente o exame, além de oportunizar mais o acesso a mamografia disponibilizado nas unidades de saúde do estado”.

Carreta da Mulher

Além das unidades de saúde, o equipamento da Carreta da Mulher Maranhense auxiliou de forma significativa o acesso a mamografia devido o seu caráter itinerante.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias