Saúde

Quatro dicas para prevenir e tratar a celulite

A especialista em estética avançada, Paula Abreu, explica quais as causas da celulite e cuidados para manter a saúde da pele, evitando os indesejados furinhos de ‘casca de laranja’

Reprodução

Embora muitas mulheres tenham superado a preocupação com o corpo, as celulites ainda são causa de desconforto a muitas delas. Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia, 95% do público feminino é acometido pelos indesejados furinhos que deixam desníveis na pele.

Um série de fatores podem desencadear o problema que acaba deixando a pele com aspecto de ‘casca de laranja’, entre eles condições genéticas, excesso de peso, má alimentação, sedentarismo, uso de anticoncepcionais, tabagismo e até mesmo estresse.

A biomédica, especialista em estética avançada, Paula Abreu, esclarece que os furinhos indesejados são causados por alterações no tecido gorduroso sob a pele, em conjunto com alterações na microcirculação e consequente aumento do tecido fibroso. “A Lipodistrofia Ginóide é o nome técnico e correto da ‘celulite’. Essa alteração é causada pelo acúmulo de gordura, água e toxinas nas células, que fazem com que essas células fiquem cheias e endurecidas, deixando o local com ondulações, retrações e nódulos, que se manifestam externamente através dos furinhos indesejados”, esclarece.

Enquanto que grande parte das mulheres são acometidas pelo prolema, estima-se que no máximo 20% dos homens sofram com a celulite. De acordo com a biomédica, essa discrepância entre os sexos é causada pelo estrogênio e pelas características do tecido subcutâneo conectivo nos homens, que dificultam a herniação da gordura.

Para ajudar as mulheres que querem se livrar da pele com aspecto de casca de laranja, separamos algumas dicas:

Alimentação Saudável

Antes de encarar os procedimentos estéticos, vale a pena investir em uma fórmula simples para evitar a celulite. Apostar em uma alimentação balanceada ajuda na redução da gordura corporal e, consequentemente, melhora a aparência da pele. “Evite os alimentos gordurosos, excesso de sal e de açúcar. Prefira as frutas, verduras, legumes e alimentos com fibras”, recomenda a especialista. 

Abandone o cigarro

Fumar prejudica a circulação, diminui a quantidade de oxigênio, nutrientes e aumenta a produção de radicais livres. Fatores que juntos estimulam o aparecimento da celulite.

Hidrate-se!

Ingerir 2 litros de água por dia auxilia na eliminação de toxinas, pois grande parte delas são expulsas do organismo por meio do suor e urina. Se não houver hidratação suficiente esse processo fica comprometido. Além de diminuir a retenção de líquidos, beber bastante água melhora a circulação sanguínea resultando na prevenção do aparecimento da celulite. 

Exercícios físicos

A prática de atividade física favorece na queima de gorduras, melhora o metabolismo e a circulação sanguínea. Alterne exercícios aeróbicos e fortalecimento para eliminar gordura e combater a flacidez. “Andar de bicicleta, correr ou caminhar pelo menos três vezes por semana são formas de estimular a circulação e queimar a gordura corporal por exemplo”, indica Paula.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias