SAÚDE

Período chuvoso aumenta casos de viroses em São Luís

O vírus da gripe é o mais comum entre os casos registrados nas unidades de urgência e emergência, mas é possível também diagnosticar quadros em com infecções no trato gastrointestinal

Reprodução

Boa parte dos pacientes que estão lotando os corredores dos prontos socorros de São Luís são diagnosticados com virose. As viroses são quadros infecciosos causados por vírus, cuja sazonalidade é uma das principais causas para a proliferação dos agentes infecciosos. O período chuvoso é onde ocorre maior predisposição para essa proliferação.

São inúmeros os tipos de viroses. O vírus da gripe é o mais comum entre os casos registrados nas unidades de urgência e emergência, mas é possível também diagnosticar quadros de infecções no trato gastrointestinal, com presença de diarreia e vômito.

Causas

Para a infectologista Giselle Boumann, o clima favorece para que a proliferação dos vírus ocorra de forma mais fácil e, consequentemente, haja o registro de um grande número de pessoas que apresentam os mesmos sintomas. “Os vírus que causam infecção do trato respiratório e gastrointestinal tem uma facilidade muito grande de transmissão. E no período de chuvas, onde as pessoas ficam mais aglomeradas, se houver uma ou duas pessoas doentes, é fácil a disseminação para as demais”, afirma.

Sintomas

Os sintomas mais comuns em pacientes diagnosticados com vírus que infeccionam o trato respiratório e causam apenas resfriados são coriza (nariz escorrendo), espirros, febre baixa, dor de cabeça e até dor na garganta. Quando o quadro clínico do paciente é uma gripe, causado pelo vírus Influenza, os sintomas são bem mais intensos, como febre alta, dor no corpo, tosse, dor de cabeça.

Nas viroses intestinais, o paciente apresenta vômito, diarreia, febre. Os sintomas desaparecem em alguns dias, por isso não existe medicação específica para o tratamento.

Grupo de Risco

Giselle explica que, mesmo boa parte da população sendo propensa à infeção com o vírus da gripe, existe o grupo de risco, que pode ter complicações caso haja infecção. O grupo compreende: idosos, crianças, pessoas com imunidade baixa, pessoas com problemas cardíacos, gestantes, pessoas que tenham obesidade.

Recomendações

A médica destaca que a  principal recomendação para evitar o contágio é a higienização das mãos, por meio de água e sabão ou álcool em gel. Além de se prevenir por meio das vacinas disponíveis em postos de saúde para a população de maior risco de complicação e contaminação (gestante, extremos de idade, imunossuprimidos, profissionais de saúde, professores, entre outros).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias