relatoria

Eliziane Gama será relatora da CPI dos Atos Golpistas de 8 de janeiro

O presidente da comissão deve ser o deputado Arthur Maia (União-BA).

Eliziane Gama foi eleita, nesta presidente da recém-criada Comissão de Defesa da Democracia do Senado Federal (Foto: Reprodução)

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) dos atos golpistas, que investigará a invasão dos Três Poderes em 8 de janeiro, foi instalada nesta quinta-feira (25), às 9 horas. A comissão reuniu 32 parlamentares titulares — 16 senadores e 16 deputados —, com igual número de suplentes.

Na instalação, foram escolhidos o presidente e relatora do colegiado, o deputado Arthur Maia (União-BA) e senadora Eliziane Gama (PSD-MA), respectivamente. Além deles, também foi decidido que o o senador Cid Gomes (PDT-CE) ficará com a vice-presidência.

A senadora maranhense foi escolhida após o favorito para a vaga, senador Eduardo Braga (MDB-AM), desistir de participar do colegiado.

A sessão para a instalação da CPMI foi presidida pelo senador Otto Alencar (PSD-BA), que é o parlamentar mais velho entre os integrantes — critério regimental do Congresso Nacional. A Comissão foi criada em abril e terá 180 dias de atuação, com principal objetivo de investigar os ataques às sedes dos Três Poderes.

As comissões parlamentares de inquérito têm poderes de investigação semelhantes às autoridades judiciais. Elas podem convocar autoridades, requisitar documentos e quebrar sigilos pelo voto da maioria dos integrantes.

* Com informações do Correio Braziliense

Siga nossas redes, comente e compartilhe nossos conteúdos:

Envie sua denúnciavídeofoto ou sugestão:

Whatsapp da Redação: (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias