BRUTAL

Sonia Guajajara denuncia assassinato de indígenas no Maranhão

A ministra dos Povos Originários informou que se reuniu com o governador Carlos Brandão para discutir os casos.

A ministra usou as redes sociais para fazer a denúncia. (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

A ministra dos Povos Originários, Sonia Guajajara, denunciou em seu Twitter na noite dessa terça-feira (31) que mais um indígena teria sido assassinado no estado do Maranhão. Segundo a ministra, a vítima era morador da Terra Indígena Araribóia e era funcionário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai).

Sonia Guajajara disse que se reuniu na tarde desta terça-feira com o governador do Maranhão, Carlos Brandão, “para definir urgentemente ações para apurar o caso.”

Na terça-feira (31), um homem identificado como Raimundo Ribeiro da Silva, de 57 anos, e conhecido como ‘Doutorzinho’, foi morto na aldeia Abraão, situada na Terra Indígena Araribóia, em Arame, distante 478 km de São Luís.

De acordo com informações, a vítima era funcionário da Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), que trabalhava como motorista. Raimundo Ribeiro era casado com a líder indígena Marta Guajajara.

Já no último sábado (28), um indígena identificado como Valdemar Marciano Guajajara foi encontrado morto na cidade de Amarante do Maranhão (MA). Segundo informações da Polícia Militar, uma equipe do 34° Batalhão recebeu uma ligação informando que havia um corpo de um homem morto dentro de uma construção civil. A guarnição do 34º BPM então se deslocou até o bairro Industrial e constatou o fato.

O Conselho Indigenista Missionário (Cimi) informou que o corpo da vítima foi encontrado com marcas de espancamento na cabeça. Uma equipe do Instituto Médico Legal (IML) se deslocou até o local e removeu o corpo do indígena. Ainda não há laudo para informar a causa da morte.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias