programação

Estado do Maranhão agora conta com Comitê Estadual do Carbono Neutro

Evento foi nesta segunda-feira (6), a partir das 9h, no auditório do Edifício João Goulart.

I Reunião do Comitê do Carbono Zero foi um passo fundamental para inserir o Maranhão na chamada economia verde. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Desenvolvimento Econômicos e Programas Estratégicos (SEDEPE), realizou a I Reunião do Comitê Maranhão Carbono Neutro e a devida instalação oficial do Comitê Estadual Maranhão Carbono Neutro.

Evento foi nesta segunda-feira (6), a partir das 9h, no auditório do Edifício João Goulart, e foi aberto pelos secretários de Estado de Desenvolvimento Econômico e Programas Estratégicos, José Reinaldo Tavares.

Contou ainda com o subsecretário da Secretaria de Planejamento e Orçamento (SEPLAN), Dionatan Caravalho; pelo vice-presidente executivo da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), Luiz Fernando Renner e pelo diretor da Alumar, Walmer Rocha.

E teve ainda com um vasto público e representantes de órgão como a Caema e a Fapema, além do presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec Duailibe; do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Ted Lago.

Além destes o presidente da Maranhão Parcerias (MAPA), Antonio Nunes; do secretário de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira Júnior, além de pesquisadores, economistas, empresários e interessados no tema.

O secretário e ex-governador, José Reinaldo Tavares, apresentou dados impactantes sobre as toneladas de gases de efeito estufa na atmosfera e informou sobre a fluência do Plano Estadual de Descarbonização da Economia, que deve estar pronto no prazo de 6 meses.

Ele ainda falou sobre o inventário de carbono no estado que está sendo feito. Já o vice-presidente da FIEMA, Luiz Fernando Renner, falou que a Confederação Nacional da Indústria (CNI), já firmou convênio com instituições nacionais e internacionais para o encaminhamento de soluções para a descarbonização.

A programação prosseguiu com palestras com os temas: a Descarbonização da Economia, ministrada pelo chefe da Assessoria de Desenvolvimento e Programas Estratégicos da SEDEPE e pró-reitor do UniCeuma, doutor Fabrício Brito Silva; Tributação e Incentivos Fiscais Ambientais, exposição a cargo do mestre Emílio Eduardo Pires, da SEFAZ; Inventário de Carbono do Porto do Itaqui, pela mestre Luane Lemos, gerente de Meio Ambiente de Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP).

A reunião tratou com profundidade do tema, com abordagem de questões importantes como reforma fiscal envolvendo economia e meio-ambiente, com remodelagem de tributos para inserção de critérios ambientais, proposta pelo representante da SEFAZ, Emílio Pereira Pires; perda de capital global com aumento da temperatura e a constatação de que o Maranhão “está na vanguarda de algumas legislações ambientais”, conforme assinalou a gerente de Meio Ambiente da EMAP, Luane Lemos.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:
InstagramTwitter Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias