Dinair Veloso, prefeita de Timon, fala dos projetos para a cidade
Em entrevista a O Imparcial, a prefeita de Timon deu detalhes sobre seus planos na gestão.
O IMPARCIAL – A Sra foi eleita prefeita da quarta maior cidade do Maranhão, com o apoio de um grupo político tradicional, os Leitoa, como se deu esse processo?
Dinair Veloso – Desde muito cedo milito nos movimentos sociais, sempre fui muito inquieta frente às injustiças que eu presenciava. Talvez por ser filha de um vaqueiro e de uma professora leiga, vinda da zona rural pra estudar na cidade, sei bem das agruras, das necessidades, que nosso povo enfrenta.
Na política partidária milito há bastante tempo, fui da Juventude Socialista do PDT, fui a primeira vereadora eleita em Timon após vinte anos, em 2012, e daí fui convidada pelo então prefeito Luciano Leitoa para ser secretária de Educação, dada a minha formação como pedagoga e minha luta em favor da educação pública e de qualidade.
O Chico Leitoa é nosso líder político e sempre me deu apoio, me deu forças para estar na luta política. Hoje sou prefeita da quarta maior cidade maranhense e vou deixar o meu legado, minhas obras e ações, na minha querida Timon.
O IMPARCIAL – A Sra assumiu a prefeitura num momento de crise econômica forte no país e, também, juntamente com a pandemia do Coronavírus, como a Sra conseguiu atravessar esse período?
Dinair Veloso – O Luciano, meu antecessor, fez uma gestão equilibrada, responsável, o que é um bom começo pra quem está chegando. E como a secretaria de Educação acaba sendo bastante transversal, ou seja, atua em diversas ações junto a outras secretarias, eu já tinha uma ideia de como seria encarar o desafio de ser gestora municipal, de ser prefeita.
Mas foi um grande desafio assumir a prefeitura no meio da pandemia, quando ainda não havia vacinas suficientes, tudo era muito incerto, o comércio tendo que fechar as portas, as aulas tendo que ser suspensas e passarem a ser virtuais. Mas, graças a Deus e ao empenho de toda a nossa equipe conseguimos atravessar esse momento de tragédia.
Até hoje seguimos obedecendo o que determinam as autoridades sanitárias, sobretudo ao repique que tivemos agora com novo aumento de casos.
Administração publica e eleições
O IMPARCIAL – O que fez Timon ser hoje uma das cidades de melhor referência em educação básica no Maranhão, tendo recebido prêmios e ser líder do ranking do Ideb no estado?
Dinair Veloso – Uma das principais bandeiras de luta do PDT é a educação e, como militantes, sempre estivemos junto nos grandes debates nacionais sobre a importância da educação e seu papel transformador. Temos dois grandes líderes nacionais, que infelizmente não estão mais entre nós, Leonel Brizola e Darcy Ribeiro, que sempre defenderam a educação como um agente político revolucionário.
Sob esses preceitos, começamos em Timon uma total reestruturação do sistema municipal de ensino. Nos meus oito anos como secretária de Educação, o prefeito Luciano Leitoa sempre deixou muito clara a urgente necessidade de melhorarmos a educação e ali, arregaçamos as mangas, chamamos os educadores para construirmos novos caminhos. Iniciamos a reestruturação física das escolas municipais, investimos em formação e qualificação profissional dos educadores, fizemos um rigoroso monitoramento da vida acadêmica dos estudantes e, assim, hoje já podemos colher frutos dessa trajetória.
Para se ter uma ideia, somente nos dois primeiros anos de minha gestão, reformamos e ampliamos 26 escolas, construímos uma nova e implantamos mais uma escola de tempo integral. Para nós timonenses é motivo de orgulho termos seis escolas premiadas no programa Escola Digna do Governo do Maranhão e de sermos os primeiros colocados no Ideb no estado.
E isso tudo é revolucionário, é transformador, pois nossas crianças e jovens, mais à frente terão uma base educacional forte, consolidada, lhes permitindo alcançar todos os seus sonhos profissionais e de vida.
O IMPARCIAL – Timon, assim como todas as médias e grandes cidades, tem muitos problemas de infraestrutura, sobretudo por conta do crescimento desordenado. Como a Sra está lidando com isso em Timon?
Dinair Veloso – Timon se aproxima da marca de duzentos mil habitantes e, se levarmos em conta a população flutuante, superamos esse número. Temos hoje próximo a oitenta bairros e povoados onde mora e convive toda essa gente, a grande maioria na área urbana.
O grande desafio do poder público é levar qualidade de vida para a população, com vias de acesso em boas condições de trafegabilidade, iluminação pública eficiente, postos de saúde, escolas, áreas de lazer, enfim, um grande número de obras, ações e serviços. Só com pavimentação já implantamos mais de 30 km de pavimentação com asfalto, bloquetes, paralelepípedos e recapeamento de ruas com implantação de drenagem superficial; estamos mudando a iluminação de todas as avenidas, praças e rua para Led, que é mais econômica e mais eficiente; a cidade está limpa, urbanizada.
Em outras áreas, entregamos um novo Centro Ortopédico, a nova Sede do Centro de Atenção Integral de Saúde da Mulher (Caism), também a nova sede do Centro Especializado em Atendimento Odontológico, um novo Centro Cirúrgico no Hospital Municipal e nossa Oficina Ortopédica, que irá fabricar e fornecer equipamentos ortopédicos para quem necessita, já está em fase de conclusão. Temos em andamento uma obra estruturante para a cidade, que é o Canal da Esperança.
O canal é uma obra imensa e que vai resolver definitivamente um grave problema de inundação que atinge diversos bairros. Terá drenagem profunda com 3 mil metros de galerias, drenagem superficial, urbanização de 31 ruas com bloquetes e calçadas, beneficiando uma população de mais de 25 mil pessoas.
O IMPARCIAL – Falando agora de política, a Sra naturalmente irá concorrer à reeleição daqui a dois anos, como a Sra está vendo o quadro político de uma maneira geral?
Dinair Veloso – A reeleição é uma tendência natural, sobretudo quando a população aprova o modelo de gestão que está sendo seguido. Aqui em nosso país se diz que uma campanha se inicia imediatamente após a que termina. Eu acredito que a principal campanha para quem está à frente da gestão, seja nacional, estadual ou municipal, é o trabalho realizado. Se foi aprovado pela população, já é um grande avanço.
Ainda considero muito cedo para pensarmos na próxima eleição, que só irá acontecer daqui a dois anos, mas no momento certo eu irei sentar à mesa com nosso grupo político, os vereadores, as lideranças, nossos aliados, e vamos definir como será esse processo.
Ainda tenho muito trabalho à frente da prefeitura, liderando os caminhos de nossa gente, trabalhando de sol a sol para dar conta da grande responsabilidade e orgulho que é ser prefeita de minha cidade. Em nível estadual contamos com o apoio do governador Carlos Brandão para trazer melhorias pra nossa cidade e espero me reunir com ele, assim que for possível, para lhe apresentar nossas demandas.
O momento é de aguardar que ele tenha tempo e tranquilidade para montar sua equipe de governo. No plano nacional temos um novo governo, do presidente Lula, que tem nos trazido boas expectativas, sobretudo na reestruturação da rede de proteção social e na retomada do crescimento econômico. Este é o cenário político do momento e aqueles que tentam antecipar o processo suscesório deveriam era buscar obras e recursos para Timon, em vez de ficar criando conjecturas e antecipando um debate que está bem distante de ser feito.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641