INTENÇÃO DE VOTO

Lula venceria eleições de 2022 em todos os cenários, apontam duas pesquisas

“Terceira via” é uma alternativa cada vez mais distante por conta da polarização

Pesquisas mostram vantagem de Lula sobre Bolsonaro e Ciro. (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

A mais nova pesquisa de intenção de votos para a Presidência da República realizada pela Modalmais e a Futura Inteligência mostra a consolidação do ex-presidente Lula na liderança, seguido pelo presidente Jair Bolsonaro. O petista vence em todos os sete cenários estimulados previstos no levantamento.

No primeiro deles, Lula aparece com 36,9% da preferência dos entrevistados. Bolsonaro tem 28,4%, seguido por Ciro Gomes (6,7%), Sérgio Moro (6,0%), Datena (3,3%), João Dória (2,6%), Luiz Henrique Mandetta (1,8%), Romeu Zema (1,6%), Rodrigo Pacheco (0,9%), Alexandre Kalil (0,9%), Alessandro Vieira (0,5%). Brancos e nulos somam 6,7% e os indecisos e não sabem, 3,6%.

Também na pesquisa espontânea, Lula lidera, com 31,9% da preferência dos consultados, seguido por Bolsonaro, com 28,6% e Ciro Gomes, com 3,5%.

Cenário 1 mostra vantagem significativa do ex-presidente do Lula sobre Bolsonaro (Foto: Correio Braziliense)

Na avaliação dos pesquisadores, com a clara polarização entre Lula e Bolsonaro, a percepção é de que se criou uma barreira quase intransponível para uma eventual terceira via.

“Todos os candidatos testados ficam em uma zona de desconhecimento e com poucas chances de receber votos dos eleitores. O candidato mais conhecido e mais bem posicionado depois dos dois, Ciro Gomes, oscila em torno de 10% do eleitorado”.

Enquanto Lula é mais forte no Nordeste, entre os mais pobres, os menos escolarizados e as mulheres, Bolsonaro domina na região Sul, entre os mais ricos, com escolaridade média e entre os homens.

Segundo Turno

O ex-presidente Lula também ampliou a sua vantagem em uma eventual disputa no segundo turno com o presidente Jair Bolsonaro nas eleições de 2022, segundo a pesquisa Modalmais/Futura Inteligência..

Em julho deste ano, o petista aparecia com 49,1% das intenções de votos. Em agosto, cedeu para 46,6%. Agora, tem 49,7% da preferência do eleitorado, o maior índice desde que a pesquisa começou a ser feita.

Intenções de voto num possível segundo turno das Eleições 2022 (Foto: Correio Braziliense)

Bolsonaro, por sua vez, tinha 31,9% das intenções de votos, subiu para 37,4% em agosto e, neste mês, está com 35,3%. Os indecisos eram 2%, depois, 1,4%, e, agora, 1,5%. Brancos e nulos: 17%, 14,5% e 13,5%, respectivamente.

Por região, Lula venceria Bolsonaro no Centro-Oeste (44,6% a 41,8%), no Nordeste (61,5% e 26,9%) e no Sudeste (46,0% a 35,4%). Já o atual presidente ganharia no Norte (44,4% a 44,1%) e no Sul (43,1% a 42,7%).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias