ADVOCACIA MARANHENSE

Kaio Saraiva fala sobre planos para OAB

Diretor-tesoureiro da OAB/MA, revelou quais as propostas que nortearão o seu projeto político para a eleição que está marcada para o mês de novembro

Foto: Reprodução

Valorização da advocacia maranhense, capacitação, condições seguras e confortáveis de trabalho para que a classe possa exercer melhor o seu ofício tanto no interior do estado quanto na capital São Luís, são algumas das propostas que o Grupo Trabalho e Compromisso, liderado por Kaio Saraiva, pré-candidato à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil seccional Maranhão (OAB/MA) para a gestão 2022/2024.

Acompanhado do atual presidente da instituição, Thiago Diaz, o diretor-tesoureiro da Kaio Saraiva OAB/MA, concedeu uma entrevista a O Imparcial, na qual revelou quais as propostas que nortearão o seu projeto político para a eleição que está marcada para o mês de novembro, e que tem mobilizado advogados e advogadas dos 217 municípios do Maranhão.

“A OAB/MA tem um papel fundamental em de não só representar a advocacia e defender os nossos advogados, mas tem o papel de ser o farol do norte da sociedade. De ser a defensora do estado democrático de direito, principalmente da cidadania. De cinco anos para cá, quando Thiago Diaz passou a conduzir a presidência da instituição toda advocacia maranhense tem sentido que a OAB/MA está mais presente, altiva, independente e com força para encampar as verdadeiras bandeiras importantes para a sociedade. Manter uma OBA/MA apartidária faz parte sim do nosso projeto para estar sempre presente e pautando os grandes temas da sociedade”, ressaltou Kaio Saraiva.

Entre os eixos que integram o Plano de Gestão de Kaio Saraiva está a implantação de um Núcleo de Assistência Tecnológica da Advocacia. “Nos últimos anos evoluímos muito em qualificação da advocacia maranhense em capacitação levando para todo o interior do estado, fazendo cursos online e pós-graduações gratuitas. Além disso, levamos infraestrutura para vários municípios maranhenses, reformamos a nossa sede na capital, abrimos escritórios compartilhados um em São José de Ribamar e outro em na região da Cohab e Cohatrac, Em Açailândia, o escritório compartilhado Dr. Cristiano Fernandes de Assis Filho, que conta com duas salas de atendimento, videoconferência, núcleo de Conciliação, Mediação e Arbitragem. Com a mesma estrutura, o escritório Dr. Valeriano Américo de Oliveira, em Presidente Dutra, também foi entregue à classe advocatícia. descentralizando os serviços ofertados pela advocacia. Muito ainda deve ser feito”, pontuou o advogado.

Defesa das ações de prerrogativas como bandeira

Kaio Saraiva acrescentou que uma das maiores dificuldades enfrentadas pela advocacia maranhense foi a pandemia da Covid-19 e que nos próximos anos um dos grandes desafios será a manutenção do mercado para a advocacia e ter também como principal foco ações que beneficie no cotidiano, o exercício profissional de cada advogado e cada advogada, e dentro disso, ele citou a defesa intransigente das prerrogativas e a valorização da advocacia.

Sobre as ações de defesa de prerrogativa da advocacia maranhense, Kaio Saraiva revelou que o Grupo Trabalho e Compromisso, tem o projeto de fazer dentro da Ordem um sistema de gestão voltado e focado para esse questão.

“A ideia é descentralizar o nosso sistema de prerrogativas levando, por exemplo, para o sul do Maranhão a regionalização da Procuradoria de Defesa das Prerrogativas. Um banco de dados de violações de Prerrogativas será criado e implantado o Observatório de Produtividade do Judiciário para que se possa ter um atendimento mais próximo, mais imediato. Fazer um atendimento virtual 24h para que o advogado possa ter um atendimento mais efetivo de prerrogativas, para que ele não tenha a necessidade de se deslocar até a OAB/MA. A intenção é ampliar esses serviços e trazer para esse mundo virtual que é muito presente no nosso dia-a-dia. Abrir um sistema de chamadas, para que o advogado possa fazer as suas reclamações por e-mail, via whattsap, e o advogado possa ter o retorno e as ações realizadas”, explicou Kaio Saraiva.

O advogado acrescentou ainda que pretende criar dentro da Procuradoria de Prerrogativas um setor esses específico voltado para a mulher e da advogada, ampliando sistema de acolhimento e enfretamento à violência profissional, doméstica e familiar será instalado. O atendimento será ampliado às mulheres em geral, por meio da criação do Observatório de enfrentamento à violência doméstica e familiar, com apoio as vítimas de todo tipo de violência.

“Por mais que eu tenha sensibilidade e possa compreender a violação de prerrogativas da mulher quando ela sofre com isso, nunca será da mesma forma que ela será recebida por uma advogada que vai compreender de fato como ocorreu essa violação e fazer dessa forma fazer a defesa intransigente das prerrogativas dessa colega”, afirmando que tem diversos projetos voltados para advocacia maranhense como um todo.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias