ELEIÇÕES 2022

Roseana deve assumir o MDB no Maranhão

Com aproximação das eleições de 2022, a ex-governadora Roseana, um dos nomes mais fortes do MDB deve assumir a presidência do partido hoje e concorrer ao governo.

Foto: Reprodução

O futuro do MDB do Maranhão será decidido nesta sexta-feira, 2 de julho, quando acontece em São Luís a convenção estadual do partido para escolha da nova diretoria da legenda. Um dos principais nomes para assumir o comando do MDB no estado, é a ex-governadora Roseana Sarney, que na semana passada em entrevista ao programa “Bastidores”, da TV Mirante, não descartou a possibilidade de comandar a presidência estadual, além de afirmar que está viabilizando o seu nome para uma possível pré-candidatura ao governo do Maranhão.

“Estou assumindo o MDB próximo mês. As eleições serão no dia 2 de julho e temos como diretriz principal as eleições de 2022, eleger um grande número de deputados estaduais e federais e estamos pensando em formar uma chapa para disputa majoritária , mas isso vai depender do partido”, disse.

Ainda durante a entrevista, Roseana Sarney afirmou que o MDB se manterá independente, mas o diálogo entre partidos estará aberto.

“Vamos nos manter independentes, porém iremos conversar com todos os partidos sem isolar ninguém para depois tomar uma decisão baseada naquilo que for melhor para o estado do Maranhão”, disse a ex-governadora.

A informação já havia sido confirmada anteriormente a O Imparcial pelo deputado estadual Roberto Costa, que hoje exerce o cargo de vice-presidente da legenda no estado, e cuja a função nos últimos anos têm sido fortalecer o MDB tanto na capital quanto no interior do estado.

Na época, Roberto Costa fez questão de ressaltar que, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o MDB liderou o ranking nas eleições do ano passado com 8.709 eleitos no país, sendo 772 prefeitos, 660 vice-prefeitos e 7.277 vereadores. Sobre os números, Roberto Costa fez um retrospecto do desempenho do partido no Maranhão.

“Nas eleições de 2020. elegemos 7 prefeitos, cerca de 17 vice-prefeitos, mais de 200 vereadores e partido continua dentro de um processo de crescimento e a legenda nacionalmente é muito forte. E essa força é passada para os estados e aqui no Maranhão tem ainda uma força muito grande eleitoral pela presença de um dos nossos quadros que é a ex-governadora Roseana Sarney”, ressaltou Roberto Costa.

Um dos pontos importantes se tratando da ex-governadora Roseana Sarney e do MDB, é que ela já declinou dessa situação de candidatura ao senado. A decisão já foi definida por ela e pelo partido.

O dilema agora, nas discussões internas do MDB, é para saber qual o caminho que a ex-governadora deve trilhar em 2022, uma vez que o governador Flávio Dino (PSB) está fora do páreo da disputa do maior cargo do executivo estadual.

Apesar da ex-governadora estar sendo colocada como pré-candidata ao governo do estado, membros do partido também avaliam a candidatura dela à deputada federal para aumentar a representação da legenda na bancada federal.

“O partido tem hoje uma tendência muito forte em indicar Roseana Sarney à Câmara Federal, mas se tiver a necessidade de termos uma candidatura ao governo do estado pode ser uma opção muito forte pela sua trajetória política”, disse Roberto Costa.

Roberto Costa (Foto: Reprodução)

Sobre as eleições de 2022, Roberto Costa enfatizou que o partido já está visando este projeto político que já está sendo discutido dentro do partido com os vários caminhos que estão sendo colocados, entre eles, composições políticas que podem acontecer até uma possível candidatura própria nas próximas eleições.

O parlamentar afirmou ainda, na época, que o partido está aberto ao diálogo como ocorreu nas eleições de 2020 ao deixar o isolamento e conversar com todas as forças políticas do estado. Do PCdoB ao PT, PDT, DEM, PTB, mesmo não tendo participado de uma chapa majoritária.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias