SUCESSÃO ESTADUAL

Eleições de 2022 não terá consórcio, diz Rubens Jr

Em entrevista a O Imparcial, Rubens Jr revelou que Flávio Dino ainda não decidiu quem vai apoiar em 2022, mas disse que o governo do estado terá apenas candidato único.

Foto: reprodução

Entrevista completa com Rubens Jr

Eleito com 111.584 para o cargo de deputado federal nas eleições de 2018, Rubens Jr está em seu segundo mandato e pretende, nas eleições do próximo ano, concorrer novamente a uma vaga na Câmara Federal.  Formado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e mestre em Direito Constitucional pelo Instituto Brasileiro de Direito Público (IDP), iniciou a carreira como analista judiciário do Tribunal de Justiça do Maranhão. Foi deputado Estadual no Maranhão por dois mandatos, nos períodos de 2006 a 2014.

Em 2019, se licenciou do parlamento para exercer o cargo de Secretário das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão (Secid). Em 2020 voltou para a Câmara dos Deputados para concorrer à prefeitura de São Luís. Rubens Jr é o atual secretário de Articulação Política do Maranhão, cuja missão é estabelecer diálogo com os gestores dos 217 municípios do estado, além da própria população maranhense.

Em entrevista a O Imparcial, Rubens Jr revelou o seu destino político, os bastidores para a escolha do candidato ao governo nas eleições de 2022, além de outros assuntos. Confira a entrevista:

Como tem sido feito esse diálogo do Governo do Estado não só com a classe política, mas com a população nos municípios maranhenses?

O desafio da gente na articulação política é manter um bom trabalho que já vem sendo realizado. Flávio Dino teve aprovação popular duas vezes quando se elegeu governador e se reelegeu no primeiro turno. Tem o apoio da maioria absoluta dos prefeitos do Maranhão, e a maioria dos deputados estaduais e federais da bancada do Congresso Nacional, então o nosso desafio é manter o que está dando certo, aperfeiçoar e dar uma contribuição ainda maior.

De alguma forma o que o Flávio tentou fazer foi reforçar o campo mais “Dinista” do governo Flávio Dino, por isso que trouxe a mim e o deputado Márcio Jerry de volta, saindo do mandato para ocupar secretarias, para justamente a gente usar este ano para se fortalecer politicamente, a partir de uma boa gestão no governo. Para que a gente esteja preparado para as batalhas eleitorais no ano que vem.

Qual a importância da Secretaria de Articulação Política do Maranhão no orçamento participativo 2021?

A gente tem o papel na discussão do orçamento participativo, fazendo o desempenho dessa interlocução. O orçamento participativo será virtual por conta da pandemia. Dificulta a mobilização, mas como a Secap está nas 32 regiões do Maranhão, nós vamos articular para garantir que em todas elas haja uma boa participação. O orçamento participativo é a oportunidade para o cidadão dizer aquilo que ele quer e que o governo do estado implemente. E vários pontos que foram sugeridos a partir do orçamento participativo dos anos anteriores viraram realidade.

O nosso desafio é mobilizar os cidadãos para que vejam as suas ideias sendo concretizadas. Estamos acionando a classe política, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, sindicatos, movimento sociais para todos estarem participando a partir do mês de julho da elaboração desse que será o ultimo orçamento participativo do governo Flávio Dino.

Parlamentar não descarta saída do PCdoB

O senhor concorreu às eleições 2020 para a prefeitura de São Luís. Qual a lição que o senhor tirou dessa experiência?

Foi um desafio imenso. A covid-19 me atrapalhou bastante e durante 45 dias de campanha, eu estive 21 dias em casa. Quando eu sai meu pai ficou hospitalizado e chegou a ser entubado e foi um drama familiar que prejudicou bastante. Mas mesmo assim conseguimos obter 11% dos votos. Fizemos um bom debate da cidade onde apresentamos boas propostas e saímos com o nosso nome limpo. Então isso é algo que me orgulha e me motiva bastante. Tem eleição que a gente ganha e tem eleição que a gente perde. Mas ter saído de cabeça erguida, inclusive sendo a segunda opção de voto de muita gente, é gratificante. É uma experiência que eu vou levar com muito carinho na nossa trajetória política.

Como o senhor avalia essa escolha do próximo candidato do governo para concorrer as eleições de 2022?

A prioridade nossa é a gestão. Garantir um bom governo do Flávio. Se o Flávio tiver uma aprovação popular boa, facilita o debate político. Segundo ponto é a definição do próprio governador para saber qual o projeto eleitoral dele no ano que vem. E o governador está decidido: ele será pré-candidato ao senado, ele pode contribuir muito para o estado do Maranhão como já fez como deputado federal e agora no governo do estado.

E hoje nós temos várias pré-candidaturas dentro do nosso grupo. E o que o governador Flávio Dino defende? Ele defende que nós trabalhemos pela nossa unidade. O nosso grupo político estando unido é o favorito para vencer as eleições do ano que vem. O Flávio é o favorito para a eleição do senado. Hoje ele nem tem adversários, mas certamente terá. A eleição é difícil. Mas hoje o Flávio lidera qualquer

pesquisa com uma larga folga. Fruto de um bom governo. Então nós defendemos a unidade. Nós pregamos por isso, e trabalharemos por isso mesmo sabendo que é difícil ela ser construída, afinal de contas temos uma coalizão partidária muito grande. E definimos alguns critérios para garantir a escolha desse candidato, que o primeiro é a continuidade de um bom governo.

Nós não queremos a ruptura das boas políticas públicas, daquilo que está dando certo, como é o caso do Escola Digna, Mais Asfalto, da regionalização da saúde, da rede de restaurante popular, ampliação do Viva Procon, do maior contingente da Polícia Militar do Maranhão. Então aquilo que está dando certo é o nosso primeiro ponto para garantir a continuidade do programa. Além disso a gente tem que levar em consideração a agregação política e tem que levar em conta a viabilidade eleitoral que é medida através de pesquisas quanti-qualitativas. Então essa definição se dará no mês novembro com Flávio ainda governador, depois de definirmos as regras do jogo: o sistema eleitoral, a forma de votação conforme o principio da anualidade eleitoral ela tem que ser decidida até um ano antes das eleições.

Quando a gente souber a regra do jogo democraticamente a gente escolherá um candidato. O que o governador Flávio Dino já disse que nós não teremos a tese de consórcio de candidatos. Teremos apenas um único candidato. Marcharemos com ele para vencer a eleição. O modelo usado nas eleições de São Luís não será repetido, que dificultou a unidade no 2º turno. O nosso desafio é que teremos um único candidato. O candidato que tiver o apoio de Flávio Dino, será o favorito nas eleições do ano que vem.

Com a saída do governador Flávio Dino do PCdoB para o PSB, existe a possibilidade também do senhor mudar de partido ou vai permanecer na legenda?

Eu me lembro de uma música de Flávio José, cantor nordestino que diz assim: “amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada”. Então, definição político-partidária, só depois que soubermos as regras do jogo. Por enquanto, fico no PCdoB, onde eu estou muito bem e tenho quase 14 anos de filiação. Só depois de outubro, depois de saber as regras do jogo que eu posso lhe dar uma certeza.

Nas eleições de 2022 o senhor pretende concorrer novamente a uma vaga na Câmara dos Deputados Federais ou tem outro projeto político em mente?

Na política a gente é servidor. Servidor público. Servir ao povo. A política é um instrumento para que a gente possa servir cada vez mais a população. Mas hoje eu te diria que sou pré-candidato a deputado federal para disputar mais um mandato. Estou animado com esse novo momento que o Brasil vive. O governo Bolsonaro está mal avaliado e tem a elegibilidade do Lula. O nosso sampo político se organizando nacionalmente, inclusive com a filiação do governador Flávio Dino, onde o mesmo se projeta como uma liderança nacional e eu acredito que eu possa contribuir mais ainda no Congresso Nacional. Hoje eu diria que sou pré-candidato a deputado federal.

  • A entrevista completa você assiste no canal do do jornal no YouTube: TV Imparcial.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias