DE OLHO EM BRASÍLIA

Felipe Camarão pode ir para o PT ou PSB

Secretário de Estado da Educação do Maranhão anunciou, pelas redes sociais, sua saída do partido Democratas para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados, em Brasília.

Reprodução

“Após 3 anos de filiação, deixo o partido Democratas. Hoje, dia 1/6, após cordial e franca conversa com presidente estadual do DEM, dep. Juscelino Filho, agradeci o tempo em que fiquei na legenda e comuniquei minha saída para seguir novos rumos e continuar trabalhando pelo MA”, disse o secretário de Estado de Educação, Felipe Camarão, ao usar seu perfil no Twitter para anunciar, na noite do último dia 01 de junho, que deixa o partido Democratas.

Felipe Camarão é pré-candidato a deputado federal e já havia confirmado anteriormente que deixará do cargo em abril para a disputa da eleição em 2022. E, sem muito alarde, lançou no mês passado a sua campanha a uma vaga à Câmara dos Deputados em Brasília, apenas com a presença de poucos amigos em uma lanchonete. Pela cidade é possível ver  automóveis adesivados com o desenho de um camarão na cor laranja com o slogan “Avante Camarão!”, que faz referência a seu sobrenome.

Especula-se que com sua saída do Democratas  provavelmente se filie ao Partido dos Trabalhadores, PT, para ajudar a legenda a tentar garantir duas vagas na Câmara Federal, considerando que hoje o partido conta com o Deputado Zé Carlos, pré-candidato à reeleição; ou no PSB, partido que tem como representante no estado o deputado federal Bira do Pindaré. Ambos os partidos estarão na base de apoio do governador Flávio Dino (PCdoB), candidato ao senado, e do vice-governador Carlos Brandão (PSDB), candidato ao Palácio dos Leões. O anúncio da nova legenda poderá ser anunciado em breve.

Vale lembrar que em 2020, o nome de Felipe Camarão chegou a ser ventilado para disputar a Prefeitura de São Luís pelo DEM, mas ele descartou a possibilidade justificando que concentraria forças no trabalho que vem desenvolvendo na Secretária de Educação. “Conversei com o governador e decidi que o melhor caminho a seguir é continuar focado no trabalho educacional que venho executando, sob o seu comando. Retiro meu nome de qualquer especulação para futura candidatura à Prefeitura. O foco é educação para todos e não eleição!”, disse Camarão em comunicado na época, abrindo passagem para a candidatura do deputado estadual, Neto Evangelista, que concorreu à vaga pelo seu antigo partido: o DEM.

Trunfos para uma campanha exitosa

Como secretário, Felipe Camarão tem como trunfo a revolução que fez na educação em 217 municípios e que hoje é reconhecida nacionalmente. Entre as ações mais importantes que pode ter um reflexo direto nas urnas em 2022 está a façanha de vacinar em plena pandemia do novo coronavírus, com o apoio do governo do estado, mais de 120 mil profissionais da educação, sem contar na imunização de professores em diversos municípios onde anteriormente haviam faltado vacinas para a segunda dose. “É o momento mais difícil da história do Brasil. É claro que em relação à saúde, mas também sobre a educação. Os efeitos não estão sendo sentidos agora, mas nos próximos anos a sociedade vai ver o reflexo deste momento, principalmente os efeitos. Está sendo desafiador demais esse momento”, disse ele recentemente em entrevista a uma emissora de rádio da capital.

Felipe Camarão lembrou que o governo criou diversos mecanismos para levar o ensino na rede pública até os alunos, dentre eles a distribuição de chips, plataforma no Youtube, material impresso e aulas em rádio e televisão aberta, por meio da TV Educação. E afirmou que trabalha no sentido de resgatar o aluno para voltar às escolas.

O secretário destacou a importância do programa Escola Digna, que pretende chegar a todos os municípios maranhenses com 1.330 escolas dignas, que estão presentes em um total de 200 municípios dos 217 que o estado tem.  Ainda segundo Camarão, a previsão para a realização do vestibular da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) é para o mês de julho.  Felipe Camarão acredita que todos os profissionais da educação devem ser imunizados até o meio do ano, e que a partir de agosto a rede estadual vai poder voltar ao sistema híbrido de ensino.

Outra ação que deve surtir efeito positivo em sua campanha a uma vaga ao senado é o combate à chamada pobreza menstrual no Maranhão. O governo do estado distribuirá absorventes a estudantes da Rede Pública Estadual. A ação será realizada no âmbito da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e alcançará cerca de 150 mil meninas estudantes em todas as 19 Unidades Regionais de Educação.   “Por determinação do governador Flávio Dino vamos combater esse problema que coloca em risco a saúde física e mental de meninas e causa a evasão escolar. Vamos enfrentar essa dificuldade com uma política pública séria, que irá melhorar a qualidade de vida de muitas meninas que não têm acesso a esse produto de higiene”, destacou Felipe Camarão.

Camarão informou que a distribuição tomará como base o Censo Escolar e a estimativa é de que entre 150 a 160 mil meninas sejam beneficiadas com a distribuição mensal de absorventes. “Assim que retornarem as aulas híbridas, enviaremos às escolas, de acordo com o número de alunas, em cada uma, para que cada estudante receba a quantidade suficiente por mês”, explicou o secretário.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias