OLHO NOS LEÕES

Eleição da presidência da Famem antecipa disputa para o governo em 2022

Os prefeitos dos municípios filiados e aptos da Famem tem até hoje para registrar chapas. Grupos de Weverton (PDT) e de Brandão (Republicanos) estão na disputa.

Reprodução

A eleição para a presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (Famem) no próximo dia 14 de janeiro está sendo vistas como um prenúncio da disputa para o cargo de governador em 2022, que tem como pretensos candidatos o senador Weverton Rocha (PDT), o governador em exercício, Carlos Brandão (Republicanos) e Josimar de Maranhãozinho (PP), que já estão articulando apoio para seus respectivos aliados.

Entre os nomes fortes que podem assumir a Famem pelo próximo biênio estão o do prefeito reeleito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT), atual presidente da instituição, que terá como o candidato a vice-presidente na chapa o prefeito reeleito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP), Fábio Gentil, prefeito reeleito de Caxias que conta com o apoio de figuras de peso da classe política local, como o vice-governador Carlos Brandão, os deputados federais Cléber Verde (Republicanos), Josimar de Maranhãozinho (PL) e do chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e o prefeito Calvet Filho (PSC), do município de Rosário que também mostrou interesse em disputar o cargo.

Luciano Genésio confirmou ser vice de Erlânio Xavier por meio de uma postagem nas suas redes sociais. “Com grande satisfação anuncio para vocês que irei compor a chapa do @erlanioxavier (PDT), prefeito de Igarapé Grande, como candidato a vice-presidente na eleição para Mesa Diretora da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem. Ao lado do prefeito Erlanio, que realizou um excelente trabalho frente à presidência da entidade em 2019/2020, pretendo dar continuidade aos avanços já conquistados, intensificando a assistência aos municípios e a qualificação de projetos e serviços”, afirmou o Pinheirense. Luciano é, hoje, uma das maiores lideranças políticas da região da Baixada Maranhense e sua indicação para vice-presidência da entidade que representa os municípios maranhenses só ratifica tal afirmação.

Já o candidato Fábio Gentil, que entra representando os interesses políticos tanto do vice-governador, Carlos Brandão, como do deputado federal Josimar Maranhãozinho e outras lideranças políticas. Gentil também contará com o apoio do deputado federal e presidente do partido Progressista no Maranhão (PP), André Fufuca que tem como base no estado pelo menos vinte prefeitos que também estarão juntos neste projeto político.

Vale lembrar que a escolha do próximo presidente da Famem é uma disputa entre grupos políticos maranhenses que têm interesses nas eleições de 2022.

Er­la­nio Xa­vi­er (PDT) X  Fá­bio Gen­til (Republicanos)

PREFEITO REELEITO DE IGARAPÉ GRANDE, ERLANIO XAVIER (PDT) E  FÁBIO GENTIL, PREFEITO REELEITO DE CAXIAS DISPUTAM A FAMEM

Entre os nomes fortes que podem assumir a Famem pelo próximo biênio estão o do prefeito reeleito de Igarapé Grande, Erlanio Xavier (PDT), vie presidente do PDT e presidente licenciado da entidade. Erlanio terá como o candidato a vice-presidente na chapa o prefeito reeleito de Pinheiro, Luciano Genésio (PP). Fábio Gentil, prefeito reeleito de Caxias, conta com o apoio de figuras de peso da classe política, como o vice-governador Carlos Brandão, os deputados federais Cleber Verde (Republicanos) e Josimar de Maranhãozinho (PL), o chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, e o prefeito de Rosário, Calvet Filho (PSC), que mostrou interesse em disputar o cargo, mas desistiu.

Luciano Genésio confirmou o convite para ser vice de Erlânio Xavier por meio de uma postagem nas suas redes sociais. “Com grande satisfação anuncio para vocês que irei compor a chapa do @erlanioxavier (PDT), prefeito de Igarapé Grande, como candidato a vice-presidente na eleição para Mesa Diretora da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão – Famem. Ao lado do prefeito Erlanio, que realizou um excelente trabalho frente à presidência da entidade em 2019/2020, pretendo dar continuidade aos avanços já conquistados, intensificando a assistência aos municípios e a qualificação de projetos e serviços”, afirmou. Luciano é, hoje, uma das maiores lideranças políticas da região da Baixada Maranhense e sua indicação para vice-presidência da entidade que representa os municípios maranhenses ratifica sua posição de líder.

Já o candidato Fábio Gentil entra representando os interesses políticos tanto do vice-governador, Carlos Brandão, como do deputado federal Josimar Maranhãozinho e outras lideranças políticas. Gentil também contará com o apoio do deputado federal e presidente do partido Progressista no Maranhão (PP), André Fufuca, que tem como base no estado pelo menos vinte prefeitos unidos em torno do projeto político de dirigir a Famem.

A escolha do próximo presidente da Famem é uma disputa entre grupos políticos maranhenses que têm interesses nas eleições de 2022.

Os prefeitos dos municípios filiados e aptos da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão têm até esta quarta-feira (6), às 18h, para registrar chapas e concorrer às eleições da Nova Diretoria e Conselho Fiscal da entidade. São elegíveis para os cargos da Diretoria e Conselho Fiscal todos os prefeitos dos municípios associados quites com as obrigações perante a instituição no ato do pedido de inscrição.

Poderão participar do processo de eleição à Diretoria e Conselho Fiscal da FAMEM qualquer chapa inscrita e registrada na Coordenação Administrativa da entidade até 08 (oito) dias antes da data marcada para a Assembleia Eletiva, ou seja, às 18h do dia 06/01/2021, nos termos do art. 57 do Estatuto. A eleição será realizada no dia 14 de janeiro de 2021, quinta-feira, das 08h às 18h, na sede da FAMEM, na Av. dos Holandeses, n.06, Qd.08. Calhau, em São Luís, capital do Maranhão, por votação direta e secreta em cédula única.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias