ELEIÇÕES 2020

Pesquisas e debates nas TVs marcam reta final

A última semana de campanha do 2º turno para o cargo de prefeito de São Luís está sendo marcada por pesquisas eleitorais e debates políticos

Reprodução

Na reta final da campanha eleitoral os candidatos a prefeito de São Luís, Eduardo Braide (Podemos) e Duarte Jr (Republicanos), de acordo com suas agendas, participam de diversos compromissos, entre eles, caminhadas nos bairros da cidade e debates nas emissoras de televisão dos grupos Guará, nesta terça-feira às 21h. Já Na quarta-feira (25), os candidatos se enfrentarão no debate promovido pela TV Band, que também será exibido às 21 horas. Também está definido que na sexta-feira (27), o último debate que será realizado pela TV Mirante, às 22 horas.De acordo com a agenda do candidato Eduardo Braide, ele participará pela manhã de uma sabatina na Rádio Educadora AM (Programa Roda Viva); a tarde participa de Caminhada do 19 na Rua Grande; noite participa do debate na TV Guará. A assessoria não divulgou a agenda de amanhã e nem confirmou se o mesmo participará do Debate na Band e na Mirante. Já a assessoria de comunicação de Duarte Jr confirmou que o mesmo irá participar de todos os debates e de outros compromissos que ainda estão sendo fechados. Os debates promovidos pelas emissoras de tvs  podem ter um peso no final da campana que estão a todo custo conquistar o voto de eleitores indecisos.

Pesquisas

Três pesquisas foram divulgadas nos últimos dias mostrando o cenário político para a executivo municipal de São Luís. A TV Band divulgou, no último domingo (22), pesquisa de intenção de voto para prefeito de São Luís no 2° turno realizada pelo Instituto DataIlha. Eduardo Braide aparece na frente, mas o cenário agora é de empate técnico com Duarte Jr. No cenário espontâneo, Braide aparece com 44,3%, enquanto Duarte Jr tem 38,3%. Brancos e nulos são 1,2% e não sabem ou não responderam somam 16,2%. Já no cenário estimulado, Eduardo Braide mantém a liderança com 47%, enquanto Duarte Júnior alcança 41%. Brancos e nulos somam 7,1% e não sabem ou não responderam são 4,8%. Considerando apenas os votos válidos, ou seja, sem brancos e nulos, Braide tem 53,4%, ao passo que Duarte Jr chega a 46,6%. O levantamento foi feito entre os dias 16 e 17 de novembro e ouviu 1.080 eleitores de 44 bairros de São Luís. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. O registro na Justiça Eleitoral está sob o número MA-05682/2020.

Na pesquisa divulgada pelo Instituto Data M, também neste domingo (22) pesquisa de intenção de votos, sob registro MA-01140/2020, para o segundo turno das eleições municipais em São Luís. Foram entrevistadas 800 pessoas entre os dias 16 e 19 de novembro. O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 4 pontos percentuais para mais ou menos.

Quando perguntado aos entrevistados “Se o segundo turno das eleições fosse hoje, em qual destes candidatos o sr. (a) votaria para prefeito de São Luís?” , o resultado foi este: 51,28% para Eduardo Braide, 33,58% para Duarte Jr, Não sei/Não respondeu 8,18% e Nenum/Nulos 6,96%. Para eleitores que já tem candidato a prefeito escolhido, a pergunta foi: “Você está decidido do seu voto, poderia mudar?”. A resposta dos entrevistados foi a seguinte: 54,13% Eduardo Braide, 31,65% Duarte Jr, Não sei/Não respondeu 81,14% e posso mudar 6,07%.

Já a Pesquisa Ibope divulgada pela TV Mirante na última sexta-feira (20) aponta os seguintes percentuais de intenção de voto para o segundo turno das Eleições 2020 para a Prefeitura de São Luís: Eduardo Braide: 49% e Duarte Jr: 42%, Branco/nulo: 7% e Não sabe/não respondeu: 2%. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos; Foram 805 eleitores da cidade de São Luís entre os dias 18 e 20 de novembro de 2020; E o número de identificação na Justiça Eleitoral: MA‐02619/2020.. O nível de confiança utilizado é de 95%. Isso quer dizer que há uma probabilidade de 95% de os resultados retratarem o atual momento eleitoral, considerando a margem de erro.

Como os resultados não definidos e somente os cenários estão apontados pelas pesquisas e pelos debates nas emissoras de televisão que acontecem de hoje até sexta-feira os candidatos continuam apostando na conquista dos votos realizando o famoso corpo a corpo e com postagens em suas redes sociais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias