POLÍTICA

“Estamos vivendo em um momento de incertezas”, afirma Eliziane Gama

Eliziane Gama fez uma avaliação do enfrentamento da epidemia do novo coronavírus (covid-19) no Maranhão e no Brasil

Reprodução

líder do Cidadania no Senado, Eliziane Gama, tem se destacado por conta de seus posicionamentos firmes. A senadora, que em sua rede social classificou como “estarrecedor” o conteúdo do vídeo da reunião ministerial, comandada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), divulgada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), conta porque foi a favor da divulgação do referido vídeo.

Em entrevista a O Imparcial, Eliziane Gama fez uma avaliação do enfrentamento da epidemia do novo coronavírus (covid-19) no Maranhão e no Brasil; ressaltou a importância do adiamento da MP 910 referente à Regularização Fundiária, considerada uma porta aberta para legitimar a grilarem de terra em povos indígenas. A senadora conversou, ainda, sobre eleições municipais de 2020 e presidenciais de 2022. Confira a entrevista na íntegra da senadora.

Muitos parlamentares estão “surfando” na onda da pandemia do novo coronavírus para tirar proveito político da situação. Como a senhora vê esse comportamento? 

O Brasil precisa que toda a classe política, a sociedade, as autoridades de saúde estejam unindo forças para vencer essa batalha contra a covid-19. Essa pandemia escancarou nossas desigualdades, pois enquanto uns tem condições de realizar as medidas distanciamento social, nos deparamos com famílias que não tem sequer água e sabão em casa. É uma triste realidade e não se pode tirar proveito disso. Por isso, a luta do Congresso Nacional para que o auxílio emergencial alcance o maior número de pessoas, a destinação de recursos para equipar unidades de saúde e sobretudo, esse é um momento de solidariedade.

De que forma a senhora avalia o enfrentamento do novo coronavírus (covid-19) no País?

É preciso separar a avaliação em duas esferas. Temos estados e municípios fazendo um grande esforço para mitigar os efeitos da pandemia, como estamos vendo aqui no Maranhão, isso a despeito das dificuldades econômicas e das deficiências históricas de seus sistemas de saúde. Por outro lado, temos um Governo Federal com muitas contradições e crises institucionais. Infelizmente essas atitudes desestabilizam as ações contra o nosso principal inimigo que é o coronavírus, precisamos de mais estabilidade por parte do governo federal, menos crises e mais unidade com estados e municípios

Como tem sido tratada pela senhora a questão do novo coronavírus para ajudar as comunidades indígenas do Maranhão e demais regiões do Brasil?

Já pedi providências e alertei sobre a situação dos povos indígenas nesse contexto de pandemia. Além da ameaça da covid-19, de dizimar aldeias, ainda há denúncias constantes de invasão de madeireiros em suas terras. Atualmente, os índios estão enfrentando dois inimigos, os madeireiros que invadem suas terras e ameaça do coronavírus que pode chegar junto com esses invasores. Uma notícia boa é que na próxima semana a Câmara deve votar um projeto que cria o Plano Emergencial de enfrentamento à covid-19 nos povos indígenas. Vou me empenhar para seja votado o mais rápido possível também no Senado.

A MP 910 referente à Regularização Fundiária proposta pelo Governo Federal é uma porta aberta para legitimar a grilarem de terra. Qual o impacto e seu posicionamento sobre essa MP? 

Graças a uma grande mobilização da sociedade, o presidente da Câmara viu que a Casa não tinha condição de votar essa MP, por isso vai deixar a medida provisória perder a validade. Faz bem, pois a MP permitia que grandes áreas pudessem ser tituladas por apenas um requerente, sem a devida checagem da existência de outros ocupantes. Além disso, terceiros poderiam titular áreas ocupadas por comunidades indígenas, quilombolas, em afronta aos direitos fundamentais dessas comunidades à terra. Com todos o respeito que tenho por quem defendia essa norma, mas a aprovação seria o mesmo que o Congresso Nacional mandar o seguinte recado para os criminosos: o crime compensa.

A senhora usou as redes sociais para pedir que se apure a denúncia de 80 mil militares podem ter recebido indevidamente R$ 600,00. Caso seja confirmada que tipo de reflexos isso pode ter?

As regras administrativas precisam ser respeitadas e possíveis atos de corrupção investigados, pois o desvio moral e ético de um servidor ou gestor público tem impacto direto na vida das pessoas. Acredito que essa denúncia de que 80 mil militares teriam recebido indevidamente R$ 600,00 precisa ser investigada. Encaminhei pedido de debate na Comissão Mista de Fiscalização do Congresso sobre o tema. O TCU foi rigoroso e já pediu a devolução dos valores recebidos. Estamos acompanhando e já pedimos para que o Tribunal nos envie o resultado da investigação que estão fazendo.

O lockdown em São Luís aconteceu a pedido da justiça e decretado pelo governador Flávio Dino. Na sua visão, como o Maranhão tem enfrentado a doença?

As medidas de lockdown e de distanciamento social no Maranhão foram necessárias para garantir a vida das pessoas. As autoridades de saúde apontam que essas ações são importantes para que o número de casos da covid-19 não se eleve a ponto do sistema de saúde entrar em colapso. O Governador do Maranhão Flávio Dino tem trabalhado para salvar vidas e investido em leitos de UTI para o enfrentamento dessa pandemia.

O presidente tem atacado o governador Flavio Dino por conta das medidas sanitárias tomadas para conter o vírus no estado. Isso pode atrapalhar de alguma forma o envio de recursos para o Maranhão? 

Espero que não, já que estamos falando de vidas. A bancada federal maranhense se uniu para a destinação de recursos e estamos na luta ao lado do Governador Flávio Dino para garantir o atendimento das famílias em situação de vulnerabilidade social e também das pessoas que precisam de atendimento e leitos de UTI.

O Brasil está atravessando uma crise política desde que o ex-ministro Sérgio Moro denunciou que o presidente Jair Bolsonaro teria tentado interferência na Polícia Federal. Como essa avalia essa atitude do presidente?

A denúncia é muito grave. Por isso, juntamente com a bancada do Cidadania pedimos uma CPI mista no Congresso Nacional para investigar as denúncias feitas pelo ex-ministro Sérgio Moro.

A denúncia feita por Sérgio Moro também resultou na polêmica da divulgação de trechos do vídeo da reunião do presidente com os ministros, onde o mesmo teria cobrado a troca na PF no Rio de Janeiro para proteger seus familiares. A senhora foi a favor da divulgação do vídeo e porquê?

O vídeo da reunião com os ministros, apontado como prova por Sérgio Moro, precisava ser divulgado. A se confirmar o que a imprensa tem publicado, temos a configuração de crimes cometidos pelo presidente da República, o que é muito grave.

A senhora é a favor do uso do fundo eleitoral para o combate da covid-19?

Se a proposta de uso do fundo eleitoral para o combate ao covid-19 entrar na pauta vou votar a favor, pois não podemos poupar esforços nessa luta. No entanto, é importante que seja exposto que a medida vai afetar diretamente na equidade entre os concorrentes das próximas eleições, pois vai criar disparidade entre os que têm recurso para bancar suas campanhas e os que não têm.

Por causa da covid-19 as eleições de 2020 devem ser adiadas?

Apesar do período de campanha eleitoral ter sido encurtado para 45 dias depois da reforma eleitoral, é impossível não constatar que a pandemia afetou o processo eleitoral desse ano. Então, para garantir a normalidade das eleições pode haver sim o adiamento, da mesma forma que eventos das demais áreas têm sido adiados.

A senhora é a favor da unificação das eleições tanto para representantes municipais quanto para federais?

Estamos vivendo um momento de muitas incertezas onde infelizmente não sabemos nem se teremos eleições em outubro, acho importante amadurecermos sim essa ideia para que possamos escolher o melhor caminho para a democracia e consequentemente para a população.

Apesar de estarmos distante das eleições de 2022 as articulações já começaram. O partido já está trabalhando para fortalecer a legenda no estado?

Sim, o Cidadania tem compromisso com o Maranhão e vai participar do debate eleitoral ainda mais fortemente em 2022. Somos da base do Governador Flávio Dino e seguiremos caminhando juntos.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias