ELEIÇÕES 2018

Ferryboat para a baixada já está lotado

Balsas que levam os veículos para a baixada maranhense já estão com vagas esgotadas para o final de semana das eleições.

(Foto: Reprodução)

Os eleitores que vivem na capital e votam na baixada maranhense já esgotaram as passagens de ferryboat. As empresas que fazem o trajeto de São Luís até o Porto de Cujupe confirmaram que, para ambos os destinos, as vagas disponíveis são apenas para terça-feira (9).

Manter o domicílio eleitoral no interior mesmo morando na capital é uma tradição maranhense. “Voltar pra casa” no final de semana das eleições vira literalmente uma festa da democracia.

Talvez o fato do eleitor não viver na mesma cidade em que vota explique o exorbitante número de cancelamentos de títulos por causa do recadastramento biométrico (identificação pelas digitais, assinatura e fotografia). Nesse pleito 216 mil pessoas do nosso estado não terão o direito ao voto, ou 4,8% do eleitorado local.

O PSB chegou a entrar com uma liminar em Brasília para evitar o cancelamento dos títulos em todo o Brasil, mas o Supremo Tribunal Federal (STF) rejeitou o pedido por 7 votos a 2.

No estado do Mato Grosso, entretanto, a Justiça Eleitoral local descumpriu a orientação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e autorizou 171 mil pessoas que não passaram pelo recadastramento biométrico a votar.

Em todo o Brasil 3,4 milhões de títulos foram cancelados. O equivalente a 2,4% dos eleitores. Para se ter uma ideia, nas eleições de 2014, Dilma Rousseff venceu Aécio Neves no segundo turno por uma diferença de 3,5 milhões de votos.

Um levantamento da Revista Piauí na base de dados do TSE mostra que os documentos cancelados se concentram em municípios em que o PT obteve vitória na última disputa presidencial. Em Pinheiro (MA), por exemplo, onde o PT venceu o PSDB em 2014 com o triplo da votação, 24% dos eleitores impedidos de votar neste pleito.

Atualmente, há quatro situações para ter cancelado um título eleitoral no Brasil: duplicidade de documentos, falecimento, ausência em três eleições consecutivas, além da revisão biométrica obrigatória do eleitorado. Para saber sua situação é necessário acessar o site do TSE e informar o nome e data de nascimento. O prazo para regularização será reaberto apenas depois das eleições.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias