Foto: Saulo Marino

Desde a manhã dessa sexta-feira, 17, circula nas redes sociais que o deputado constituinte Chico Coelho (DEM) pretende concorrer ao pleito de deputado estadual pelo Maranhão mesmo sendo analfabeto. Com a viralização do assunto checamos a informação: a notícia está comprovadamente incorreta.

Às 2h dessa sexta-feira, o Jornal Folha de São Paulo publicou uma reportagem na edição digital que traz um resumo das candidaturas para a eleição de 2018. Em determinado ponto afirma que: “Neste ano, um candidato declarou ser analfabeto. O ex-prefeito de Balsas (MA) Chico Coelho (DEM) quer tentar uma vaga de deputado estadual. A constituição federal define, porém, que analfabetos são inelegíveis”.

Veja Também

A redação do jornal O Imparcial entrou em contato com a assessoria do candidato, que afirmou que houve um erro no preenchimento do formulário que lançou sua candidatura.

A informação também poderia ser checada no site oficial da câmara dos deputados, onde a biografia de Chico Coelho está disponível. O maranhense é engenheiro agrônomo formado na Universidade Federal de Goiás, está na política desde os anos 1980, foi deputado federal, estadual, e prefeito.

VER COMENTÁRIOS