ELEIÇÕES 2016

PT não abre mão do vice na chapa de Edivaldo

Apesar de ainda não ter definido o nome que vai compor com o atual prefeito, PT não aceita perder indicação para o PSB

O Partido dos Trabalhadores vai bater o martelo sobre o nome a ser indicado como vice-prefeito na chapa encabeçada por Edivaldo Holanda Júnior (PDT) e não pretende abrir mão disso. Quem quiser se agregar na composição terá que vir com a ideia de apenas somar. Caso contrário, o PT pode abandonar a parceria com PDT.
Toda essa postura petista surgiu desde quando se passou a ventilar a entrada do PSB na chapa. Com essa possibilidade, apareceu também a idéia de que o candidato a vice pode ser o vereador Roberto Rocha Júnior, algo que ninguém dentro do PT aceita. É consenso entre eles, que, se forem trocados, podem mudar a decisão tomada há quase duas semanas.
Os petistas afirmam que sabiam, desde o início, que a vaga de vice na chapa de Edivaldo pertencia ao PCdoB, mas ouviram dos comunistas que eles abririam mão de indicar o nome para que o PT assumisse o posto. Dessa forma, o PT desistiu da candidatura própria e iniciou o processo de discussão do nome a ser proposto.
A indicação mais forte é a do advogado e ex-presidente da OAB-MA, Mário Macieira. A direção municipal do Partido dos Trabalhadores se reúne hoje, para discutir e provavelmente bater o martelo na questão. Mas também vai discutir a entrada do PSB.
Caminho de volta
Os desencontros dentro do Partido Socialista Brasileiro têm tumultuado as costuras políticas em torno da reeleição de Edivaldo. A confusão maior vem desde quando a direção municipal do PSB (comissão provisória) disse que estava conversando com o prefeito, buscando acertar o apoio do partido. Além da possibilidade de não ir inteiro (os movimentos sociais socialistas não são de acordo com apoio a Edivaldo e ainda defende o nome do deputado estadual Bira do Pindaré como candidato), o PSB tem preocupado o PT, que recebeu a possibilidade de indicar o vice na chapa puxada pelo PDT.
Há a possibilidade dos socialistas (leia-se senador Roberto Rocha e vereador Roberto Rocha Júnior) pedirem a vaga de vice em troca do apoio do partido deles. Se o PDT, partido cabeça da chapa, colocar esse ponto em discussão, o PT pode pegar o caminho de volta nas discussões.
Segundo apurou O Imparcial, se o PT não tiver garantida a vaga de vice, uma resolução será apresentada no sentido de repensar a composição com o PDT. Isso vindo a acontecer, os dois partidos entram em rota de colisão e o PT irá colocar o PDT contra a parede. Se os pedetistas aceitarem o vereador Rocha Júnior como vice, o PT estará fora da chapa.
Nem mesmo o nome de Bira, que militou muito anos nas hostes petistas, é consenso. O PT cogitou coligar com o PSB, caso Bira fosse o nome aclamado para ser candidato majoritário. Como isso nunca se concretizou, o PT também não pretende abrir mão de vaga de vice para o deputado, caso ele reveja seu posicionamento de ser candidato. Mas o próprio Bira tem dito que não deseja a vaga de vice na chapa de Edivaldo.
Roberto Rocha Júnior afirma que não tem colocado nenhuma condição para se aliar a Edivaldo. Os petistas esperam que isso seja real e permaneça assim até o registro da candidatura, tendo Edivaldo Holanda Júnior como candidato a prefeito e alguém do PT como candidato a vice-prefeito.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias