POLÍTICA

Advogado maranhense vai defender Temer em dois processos

Marcus Vinícius Furtado Coêlho deve defender Michel Temer em dois processos distintos, que estão no Tribunal Superior Eleitoral e na Justiça Federal no Rio de Janeiro

O presidente interino Michel Temer (PMDB) está na mira da justiça tanto quanto a sua antecessora, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Temer tem direito a defesa feita pelo Advogado Geral da União, mas decidiu contratar um jurista particular, e o escolhido é um maranhense.
O advogado Marcus Vinícius Furtado Coêlho deve defender Michel Temer em dois processos distintos, que estão no Tribunal Superior Eleitoral e na Justiça Federal no Rio de Janeiro, respectivamente.
O processo mais preocupante diz respeito à cassação da chapa PT-PMDB. Foram três ações ajuizadas pela oposição que a defesa de Temer vai lutar para que a corte julgue separadamente a responsabilização dele e de Dilma Rousseff. O escritório de Coêlho vai unir forças ao advogado Gustavo Bonini Guedes, que já vinha representando o presidente interino.
OAB
Marcus Vinícius Coêlho foi presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, a maior entidade representativa da classe, entre os anos de 2013 e 2016. Uma das principais iniciativas de Marcus Coêlho à frente da OAB foi acionar a Comissão de Ética da Câmara dos Deputados para pedir a maior celeridade no julgamento do presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). Ele também fez críticas ao atual sistema eleitoral. “O sistema eleitoral brasileiro hoje estimula a corrupção. É caixa dois, sobra de campanha”, disse à época.
Governo Temer
O advogado foi um dos nomes cotados por Michel Temer para assumir a Advocacia Geral da União (AGU). Quando Michel ainda estava na vice-presidência, ele chegou a se reunir com Marcus Vinícius Coêlho para ouvir o que a Ordem dos Advogados tinha de ideias. Os encontros também serviram para troca de conhecimentos jurídicos, tendo em vista que o próprio presidente é também advogado.
História longe do MA
Marcus Vinícius Furtado Coêlho nasceu na cidade de Paraibano, mas se formou profissionalmente no Piauí – é formado em Direito pela Universidade Federal do Estado. Mantém dois escritórios, um na cidade de Teresina (PI) e outro em Brasília (DF). Na seccional piauiense da OAB, Marcus foi escolhido para ser conselheiro federal. Foi o primeiro passo para chegar à Secretaria-Geral da Ordem e, posteriormente, a presidência nacional. Com 44 anos, Furtado Coêlho é doutor em Direito Processual pela Universidade de Salamanca, na Espanha.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias