BELO HORIZONTE

Santa Lúcia se destaca pela diversidade arquitetônica e por espaços de lazer e comércio

Casas, mansões e prédios residenciais se destacam na paisagem do bairro localizado na Região Centro-Sul da capital que, marcado pela beleza da barragem, também é um ponto de encontro querido dos belo-horizontinos

SANTA LÚCIA

Para quem quer a independência de viver em uma casa, ou a segurança de um apartamento, o Santa Lúcia é uma boa opção. É o que afirma Cássia Ximenes, vice-presidente da Câmara do Mercado Imobiliário de Minas Gerais (CMI-Secovi/MG). Localizado na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, é muito familiar por natureza, segundo a executiva: “É diversificado, tem tanto casas, mansões e prédios residenciais quanto estabelecimentos comerciais, além de oferecer qualidade de vida ao morador pela barragem, que tem uma bela pista de caminhada, espaço para lazer muito agradável e está ladeado por bons bairros, como o São Bento”.

Talvez o Santa Lúcia seja um dos poucos bairros da capital mineira marcados pela modernidade arquitetônica. “Nele há construções muito arrojadas também, como o Edifício Panorama, onde fica o consulado americano. Ele abriga uma linha arrojada da arquitetura, proporcionada pela Construtora EPO, que investe muito lá. Há, por exemplo, um prédio residencial onde a garagem fica no andar de cada morador. Então, podemos concluir que o bairro é marcado por uma diversidade arquitetônica, pela comunidade da barragem Santa Lúcia de um lado e a exuberância da arquitetura moderna de outro”, afirma Cássia.
O Santa Lúcia também tem outras características interessantes, como a explosão de pequenos malls que transformaram o bairro em ponto de encontro de pessoas de todas as localidades. Um exemplo interessante, segundo a dirigente, é o conhecido Falls Shopping. O Ponteio Lar Shopping, centro de compras especializado em móveis e decoração, está localizado na região. Também há no Santa Lúcia escolas tradicionais e interessantes, como o Instituto da Criança.
Em razão dessa diversidade arquitetônica e de possibilidades, os preços dos imóveis são bem variados. Um apartamento mais antigo, de 34 anos, com três quartos, sem elevador e com duas vagas de garagem, por exemplo, pode custar R$ 520 mil. Outros, com infraestrutura completa de lazer e segurança, estão na faixa dos R$ 3 milhões.
UM POUCO DE HISTÓRIA
O bairro começou a ser estruturado no início da década de 1970. A abertura da Avenida Prudente de Morais, no período, incentivou não só o crescimento dos bairros existentes, levando ao surgimento de muitos prédios em lugar das antigas casas, como também estimulou a ocupação de novos bairros. Foi o caso do Santa Lúcia.
Ele era situado na ex-Colônia Afonso Pena e teve seus primeiros loteamentos aprovados em 1928. Apesar disso, sua ocupação não se deu de imediato. Na década de 1940, linhas de bonde começaram a chegar na região e a intensificação de seu povoamento só ocorreu na virada da década de 1960 para 1970, com a construção de vias de acesso ao bairro.
RAIO X
Outro nome
» Fazenda Ilydio Ferreira da Luz
Origem do bairro
» Colônia Afonso Pena
Referência urbana do presente
» Ponteio Lar Shopping
Referência urbana do passado
» Córrego do Leitão
Principais vias de acesso
» Avenida Prudente de Morais, Avenida Raja Gabaglia e BR-356
Linhas de ônibus
» 8103 (Nova Floresta/Santa Lúcia)
» 9101 (Alto Vera Cruz/Santa Lúcia)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias